O modernismo é uma corrente artística que surgiu na última década do século XIX, como resposta às conseqüências da industrialização, revalorizando a arte e sua forma de realização: manual. O nome deste movimento deve-se à loja que o alemão Samuel Bing abriu em Paris no ano de 1895: Art Nouveau.
O Modernismo é uma escola literária que surgiu no início do século XX, após o pré-modernismo, em um momento conturbado. ... Esse movimento literário representa a ruptura com padrões e a inovação. Esse movimento ocorreu entre as duas Guerras Mundiais.
Etimologia (origem da palavra modernismo). Moderno + ismo, pelo francês modernisme.
Modernismo no Brasil: Primeira geração: 1922-1930. Segunda geração: 1930-1945. Terceira geração ou pós-modernismo: 1945-1978.
O Modernismo no Brasil teve início na primeira metade do século XX. O movimento artístico, cultural e literário tem seu marco oficial com a Semana de Arte Moderna de 1922.
Chama-se genericamente modernismo (ou movimento modernista) ao conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX.
O modernismo no Brasil foi um longo período (1922-1960) que reuniu diversas características e obras, por isso, esteve dividido em três fases, também chamadas de gerações: Primeira fase modernista (1922-1930) - a fase heroica ou de destruição. Segunda fase modernista (1930-1945) - a fase de consolidação ou geração de 30.
O modernismo brasileiro, que surgiu graças a influência da Europa, foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade ...
O Modernismo teve início no século XX e apresentou uma proposta inovadora nas formas de manifestações artísticas. Liberdade de expressão, subjetividade da obra, ruptura com os padrões estéticos do passado são algumas de suas caraterísticas.
Conheça melhor as características e os autores desse período do modernismo em: Prosa do pós-modernismo. Principais autores e obras do modernismo em Portugal. Fernando Pessoa (1888-1935): Mensagem (1934) Mário de Sá-Carneiro (1890-1926): Dispersão (1914) Almada Negreiros (1893-1970): A engomadeira (1917)
O movimento modernista baseou-se na ideia de que as formas "tradicionais" das artes plásticas, literatura, design, organização social e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassadas, e que se fazia fundamental deixá-las de lado e criar no lugar uma nova cultura.
Quantas horas trabalha um enfermeiro-chefe?
Quanto tempo leva para desbloquear o benefício do INSS?
Como funciona o livro de ocorrência?
Quais as etapas do pipeline da liderança?
Como são contados os prazos na Justiça Federal?
Quando suplementar vitamina A?
Como calcular o desvio padrão de uma ação?
Como é um bebê de 5 meses dentro da barriga?
Quais são as vantagens de ser um diplomata?
O que é a fonte do carregador?
O que fazer para cicatrizar mais rápido uma queimadura?
O que é um material elaborado?
Que máscara uma pessoa que suspeita ter COVID-19 deve usar?
Qual a relação entre gênero textual e tipo textual?