As rochas ígneas ou magmáticas originam-se da solidificação do magma. As Rochas Ígneas ou Magmáticas são aqueles tipos de formações rochosas que se originam no interior da Terra, onde é muito quente, o que faz com que, inicialmente, elas permaneçam sob a forma de magma.
Afora o magma derramado por vulcanismo sobre a superfície, este só pôde até hoje ser observado no próprio local por três vezes – em áreas vulcânicas como Havaí e Islândia. A crosta pode chegar a 1.000°C, enquanto o manto profundo está a 2.000°C. O interior terrestre é terrivelmente quente, a 4.000°C.
Como, à medida que se vai avançando para o interior da Terra, a pressão e a temperatura vão aumentando de forma gradual, a partir de determinada profundidade atingem-se valores que são capazes de fundir o material rochoso que existe no interior da Terra dando origem ao magma.
O magma, como líquido, forma-se preferencialmente em ambientes de alta temperatura e baixa pressão situados pouco abaixo da superfície terrestre, em geral entre km de profundidade.
Origem do magma O magma é criado pela entrada da rocha em regiões como a astenosfera, onde a temperatura é alta o suficiente para as liquefazer (o gradiente geotérmico médio é de 25 °C/km, o que significa que abaixo da superfície, aumentam-se 25 ºC para cada quilômetro de profundidade).
Tem mais depois da publicidade ;) A segunda camada da Terra é o Manto. Este apresenta profundidades que vão dos 30 km abaixo da superfície até 2900 km, além de temperaturas internas que chegam a alcançar os 2.000ºC, o que propicia o derretimento das rochas, transformando-as em magma.
Vulcão é uma abertura na crosta terrestre (camada superficial da Terra) por onde são expelidos para a superfície materiais originários do manto.
No chão que nós pisamos não tem nada de firme. Estamos apoiados em uma camada finíssima de rocha, de mais ou menos 40 quilômetros de espessura. Embaixo dela, até o centro do planeta, existem 6 330 quilômetros de pedras densas a 2 000 ºC de temperatura e um núcleo de ferro que se mantém a 4 000 ºC.
"O magma se mantém líquido, simplesmente, porque ocorrem decaimentos radioativos no interior do planeta, principalmente de urânio, tório e, em menor quantidade, de potássio, três elementos existentes no manto da Terra", explica Moura.
Como se deslocam os magmas? Como os magmas têm mobilidade e se encontram a elevada temperatura, o que lhes confere menor densidade que rochas sobrejacentes, têm tendência para subir para os níveis mais elevados da crosta ou mesmo até à superfície.
Como se formam os magmas ? A maioria dos magmas égerada por fusão parcialna astenosfera, mas este processo também pode ocorrer nos níveis mais superiores do manto ou na base da crosta(zonas inferiores da litosfera).
O magma integra o manto, camada intermediária entre a crosta superficial e o núcleo profundo da Terra (ver imagem). Se a crosta não chega a atingir 100 km de profundidade, o manto mergulha a quase 3.000 km, contendo 80% do volume do planeta.
A composição do magma pode evoluir após a sua formação por cristalização fraccional, contaminação e mistura com outros magmas. Por definição, uma rocha formada pela solidificação de um magma é designada por rocha ígnea, pois o magma é o ancestral de todas as rochas ígneas, sejam elas intrusivas ou extrusivas.
Como saber qual é o gênero de um texto?
Como colocar as fotos no iCloud do iPhone?
Qual a diferença de farinha de aveia e farelo de aveia?
O que consiste o conceito de inovação?
Qual é a maior bacia hidrográfica do Brasil em extensão?
O que são os elementos textuais em um TCC?
O que é misturas heterogêneas?
O que levar para o hospital no dia da cirurgia plástica?
Qual placa de vídeo tem ray tracing?
Onde é produzido o hormônio antidiurético?
Com quantos anos morreu hitler?
Quanto ganha um artista plástico em Portugal?
Como falar com o suporte do Uber Eats?