Dicas para superar o complexo de inferioridade
O que é complexo de inferioridade? É um comportamento desenvolvido por pessoas com baixa autoestima, com algum transtorno mental ou que passaram por situações ruins recentemente. Ele surge do sentimento de extrema desvalorização do ser.
É um sinal de extrema insegurança, de quem não sabe valorizar o que tem, pois nem sabe o que tem", afirma. Dica: o primeiro passo é ter um olhar mais carinhoso e menos exigente sobre si mesmo. "Em vez de observar somente o que o outro tem e você não, concentre-se nas suas conquistas e qualidades", afirma Denise.
Um complexo de inferioridade, nos campos da psicologia e da psicanálise, é o sentimento de que uma pessoa é inferior a outra, de alguma forma. Tal sentimento pode emergir de uma inferioridade imaginada por parte da pessoa afligida.
Sintomas do complexo de inferioridade necessidade de agradar e satisfazer os demais. dificuldade para tomar decisões. deixar-se influenciar facilmente por opiniões externas. valorizar em excesso as conquistas dos demais, enquanto se sente incapaz de reconhecer suas próprias conquistas.
A denominação de complexo de inferioridade foi criada pelo discípulo de Freud, Alfred Adler, para designar o estado neurótico que tem por fundamento o sentimento de insuficiência ou incapacidade para enfrentar a vida e os seus problemas.
Ao sermos rejeitados experimentamos muitas emoções intensas como: ansiedade, medo, raiva, tristeza, decepção, frustração, etc.
Se sentir mal na presença de outra pessoa é um desconforto que pode ser explicado pela falta de autoconhecimento e pela dificuldade de entender as próprias emoções.
É normal se sentir um lixo vez ou outra. Permita-se sentir assim por alguns momentos, analise o que sente e como chegou a esse sentimento, o que pode ser feito para que essa situação mude. Dias ruins sinalizam que algo não está certo e precisa ser corrigido.
O complexo de inferioridade é um sentimento inconsciente de uma pessoa se sentir inferior à outra por algum motivo ou situação.
Sintomas do complexo de inferioridade. Quem tem a autoestima tão baixa a ponto de desenvolver um complexo de inferioridade, costuma demonstrar: timidez extrema no entorno social. necessidade de agradar e satisfazer os demais. dificuldade para tomar decisões. deixar-se influenciar facilmente por opiniões externas.
Esse é o maior desejo das pessoas que têm complexo de inferioridade: ser melhor em tudo. A busca pela perfeição e a falta de amor próprio são as principais causas que levam uma pessoa a se sentir incapaz e inferior. Por não reconhecer o seu valor e não encontrar a perfeição, ela não é capaz de se amar, criando o hábito de se diminuir e se anular.
Há dois tipos de complexos de inferioridade: o primeiro é aprendido na infância, enquanto o segundo ocorre quando você se vê incapaz de atingir objetivos que estipulou para si mesmo. Ambos podem variar em gravidade.
Os comportamentos adotados por quem tem complexo de inferioridade são mecanismos de proteção que acabam camuflando as falhas da pessoa e aumentam a fragilidade emocional. Os principais são:
Porque é perigoso se expor demais nas redes sociais?
Quem faz exame de eletroneuromiografia?
Como posso fazer uma ressonância magnética pelo SUS?
Como é feita doação de medula ossea?
Quais são os processos de recrutamento mais utilizados atualmente?
Quanto tempo demora para fertilizar o ovulo?
Qual doce hipertenso pode comer?
Quais remédios tomados em excesso pode matar?
Como ativar virtualização na BIOS HP?
Qual a quantidade de arroz para fazer para 20 pessoas?
Como encontrar Jessie e James?
O que é operação da conta do Banco do Brasil?
Como calcular o metro linear de um muro?