O que é agravo interno no recurso especial?

Pergunta de Margarida Constança Monteiro Rocha em 27-05-2022
(73 votos)

O Agravo Interno é uma espécie recursal que visa impugnar as decisões monocráticas proferidas pelo relator em Tribunal. Estabelecido no art. 1021 do Código de Processo Civil, o objetivo principal desse recurso é levar a decisão ao conhecimento do órgão colegiado competente para que este se manifeste a favor ou contra.

Quando cabe agravo interno em recurso especial?

Quando é cabível o agravo interno? Cabe agravo interno de toda decisão proferida pelo relator em recurso que será analisado pelo órgão colegiado. Isso quer dizer que a decisão monocrática contraria a própria natureza das decisões de segundo grau, que deveriam ser colegiadas.


Quem julga agravo interno em recurso especial?

Como dito, o art. 1.030, §2º prevê que, contra a decisão que inadmitir o recurso excepcional com fundamento em precedente vinculante, caberá agravo interno, que será julgado pelo órgão competente, a ser determinado pelo regimento interno do respectivo tribunal.

Quando cabe o agravo interno?

1.021 do CPC estabelece que o agravo interno é cabível contra decisão proferida pelo relator. Sua leitura pode, então, gerar a impressão de que este recurso só pode ser empregado como meio destinado a impugnar decisões monocráticas, unipessoais, proferidas pelos relatores.

Quais os efeitos do agravo interno?

O Agravo Interno não possui efeito suspensivo automático e nem deve sempre ser recebido no efeito devolutivo. A atribuição ope legis de efeito suspensivo ou devolutivo ao agravo interno pode causar danos irreparáveis, conforme as circunstâncias do caso.

AGU Explica - Agravo Interno


33 curiosidades que você vai gostar

O que vem depois do agravo interno?

Assim, a divergência doutrinária consiste em afirmar, de um lado, que após o julgamento do agravo interno será cabível agravo em recurso especial, na forma do art. 1.042 do CPC/2015, lido em conformidade com a Constituição, e de outro, que será cabível novo recurso especial ou extraordinário.

Quais os recursos que tem efeito suspensivo?

Efeito suspensivo da Apelação no Novo CPCSentença que homologa divisão ou demarcação de terras;Sentença que condena ao pagamento de alimentos;Sentença que extingue os embargos do executado sem resolução do mérito, ou que os julga como improcedentes;

Qual a diferença entre agravo regimental e agravo interno?

Entenda a diferença pra não errar.

Segundo o normativo, a classe Agravo Regimental (AgRg) deve ser utilizada em processos de matéria penal e o prazo para interposição é de cinco dias, contados na forma da lei processual penal. Já o Agravo Interno (AgInt) é utilizado nos processos de natureza cível.

Quando cabe agravo interno no STJ?

259. Contra decisão proferida por Ministro caberá agravo interno para que o respectivo órgão colegiado sobre ela se pronuncie, confirmando-a ou reformando-a. § 1º O órgão do Tribunal competente para conhecer do agravo é o que seria competente para o julgamento do pedido ou recurso.



Outras questões

Qual o tamanho de uma cabeça normal?

Como transferir benefício do INSS para minha conta corrente?

Como saber se eu tenho direito a Auxílio Brasil?

Quando é divulgado o Incc-m?

O que o Boruto tem na mão?

O que são resíduos e quais os tipos?

Quais são os principais riscos ergonômicos no ambiente laboral para sua atividade profissional?

Pode congelar arroz e feijão juntos?

Como fica o corpo depois de uma crise de ansiedade?

Quais são os princípios e valores?

Como saber o que eu sou?

O que significa o tipo de sangue O negativo?

O que quer dizer 300 DPI?

Como bloquear cartão de crédito Bradesco para compras online?

Qual a sua faixa de renda?

Quais cristais podem molhar?

Como funciona o mecanismo de ação da insulina?

Porque jogar sal na piscina?

Qual valor do exame NIPT panorama?

Qual é o tipo de radiação mais perigosa para a pele?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com