O que é agravo interno no recurso especial?

Pergunta de Margarida Constança Monteiro Rocha em 27-05-2022
(73 votos)

O Agravo Interno é uma espécie recursal que visa impugnar as decisões monocráticas proferidas pelo relator em Tribunal. Estabelecido no art. 1021 do Código de Processo Civil, o objetivo principal desse recurso é levar a decisão ao conhecimento do órgão colegiado competente para que este se manifeste a favor ou contra.

Quando cabe agravo interno em recurso especial?

Quando é cabível o agravo interno? Cabe agravo interno de toda decisão proferida pelo relator em recurso que será analisado pelo órgão colegiado. Isso quer dizer que a decisão monocrática contraria a própria natureza das decisões de segundo grau, que deveriam ser colegiadas.


Quem julga agravo interno em recurso especial?

Como dito, o art. 1.030, §2º prevê que, contra a decisão que inadmitir o recurso excepcional com fundamento em precedente vinculante, caberá agravo interno, que será julgado pelo órgão competente, a ser determinado pelo regimento interno do respectivo tribunal.

Quando cabe o agravo interno?

1.021 do CPC estabelece que o agravo interno é cabível contra decisão proferida pelo relator. Sua leitura pode, então, gerar a impressão de que este recurso só pode ser empregado como meio destinado a impugnar decisões monocráticas, unipessoais, proferidas pelos relatores.

Quais os efeitos do agravo interno?

O Agravo Interno não possui efeito suspensivo automático e nem deve sempre ser recebido no efeito devolutivo. A atribuição ope legis de efeito suspensivo ou devolutivo ao agravo interno pode causar danos irreparáveis, conforme as circunstâncias do caso.

AGU Explica - Agravo Interno


33 curiosidades que você vai gostar

O que vem depois do agravo interno?

Assim, a divergência doutrinária consiste em afirmar, de um lado, que após o julgamento do agravo interno será cabível agravo em recurso especial, na forma do art. 1.042 do CPC/2015, lido em conformidade com a Constituição, e de outro, que será cabível novo recurso especial ou extraordinário.

Quais os recursos que tem efeito suspensivo?

Efeito suspensivo da Apelação no Novo CPCSentença que homologa divisão ou demarcação de terras;Sentença que condena ao pagamento de alimentos;Sentença que extingue os embargos do executado sem resolução do mérito, ou que os julga como improcedentes;

Qual a diferença entre agravo regimental e agravo interno?

Entenda a diferença pra não errar.

Segundo o normativo, a classe Agravo Regimental (AgRg) deve ser utilizada em processos de matéria penal e o prazo para interposição é de cinco dias, contados na forma da lei processual penal. Já o Agravo Interno (AgInt) é utilizado nos processos de natureza cível.

Quando cabe agravo interno no STJ?

259. Contra decisão proferida por Ministro caberá agravo interno para que o respectivo órgão colegiado sobre ela se pronuncie, confirmando-a ou reformando-a. § 1º O órgão do Tribunal competente para conhecer do agravo é o que seria competente para o julgamento do pedido ou recurso.



Outras questões

Como se denomina a rotina financeira?

Como alterar a data da nota fiscal eletrônica?

Como se desenvolve o trabalho?

Tem como mudar a razão social do MEI?

Como desenhar um corpo feminino de anime?

Quanto tempo leva para dar baixa no Cadin?

Como corrigir erros no HD externo Pelo cmd?

Como fazer para alterar a razão social da empresa no Conectividade Social?

Como se desinscrever de um canal no YouTube?

Para que serve Combiron líquido?

Quantos anos tem a democracia?

O quê Buclina faz no corpo?

Como mudar a região da sua conta no LoL?

Como alterar a privacidade do LinkedIn?

Quais os efeitos colaterais da galantamina?

Como tomar o remédio Annita para oxiúrus?

Como tirar ART Crea-mg 2021?

Qual o melhor antibiótico para gastrite?

Quanto tempo usar Colflex?

Como desbloquear o chip da Oi por falta de crédito?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com