Além de ser fundamental, principalmente em relação à notícias com teor negativo, procurar saber se a informação é verdadeira, com tranquilidade, também evitará que elas sejam compartilhadas com outras pessoas, evitando a desinformação e a propagação de conteúdo que pode nos afetar negativamente.
10 táticas para dar uma notícia ruim sem traumatizar ninguém
Ao falar com o paciente/familiar:
Usar um tom de voz suave, pausado e usar uma linguagem simples e sincera. O profissional deverá assegurar-se que o paciente tenha compreendido a mensagem com clareza. Ouvir a má notícia deve ser contrabalançado, contudo, com a evidência de que alguma coisa pode ser feita.
Para dar más notícias, devemos sempre entender o paciente, demonstrar compaixão e usar uma comunicação acessível. Demonstrar compaixão não é dar falsas esperanças ao paciente! Caso ele queira, seja claro ao falar do prognóstico, mas tenha em mente que sempre temos algo para fazer por ele, mesmo que não seja a cura.
Seja honesto e não esconda nada deles, conte até mesmo quando precisar se ausentar para ir ao médico ou hospital. Seja direto – O mais importante é se referir à doença. Deixe claro que se trata de um câncer. Diga como a doença se desenvolve o porquê dos sintomas e possíveis sequelas, como, por exemplo, a mastectomia.
Qual a diferença entre imune ou isenta?
Quem foi o mestre de Geralt de Rívia?
O que não fazer com suas semijóias?
O que levar para pescar na praia?
O que escrever na dedicatória de TCC?
O que as threads de um mesmo processo compartilham?
Quanto tempo demora para cair o dinheiro?
Qual a densidade do isopor em G cm3?
A partir de quantas milhas posso viajar?
Como ser um fisioterapeuta intensivo?
Como identificar la esquizofrenia?
Quais são as lentes coloridas mais naturais?
Quais são os principais poluentes do solo?
O que faz um designer de produto?
Como enviar uma caixa por transportadora?