Mantenha a calma, compreenda o que seu filho quer dizer e dê exemplos de comportamentos aceitáveis.
Tente não demonstrar o quanto você está afetado pelo comportamento dele(a), respire fundo e, se estiver em algum lugar público, procure um local mais calmo onde a criança possa extravasar sua birra – sem que você ceda ao que ela quer. Mantenha-se firme no que acredita ser o melhor para a criança naquele momento.
10 dicas gerais de limites na educação de filhos
Estabelecendo Limites ao Seu Filho
O filho teimoso está assim por alguma razão. Pode ser por um motivo mais simples, como cansaço e fome, ou até algo relacionado com a falta de carinho ou consolo. Dessa forma, é necessário compreender a raiz do problema para conseguir resolvê-lo, caso contrário, a desobediência poderá continuar.
Lidando com pessoas teimosas
Especialistas norte-americanos dão quatro ideias simples para transformar essa situação em um momento de aprendizado
Quando ele fizer uma birra, tente acalmá-lo. Comece por pegar nele ao colo e afaste-o de onde está, mesmo que seja apenas uns metros. Isto permite-lhe saber que você controla a situação. Fale-lhe com uma voz calma.
Vá com calma Uma conversa com linguagem apropriada para a criança, sem broncas, palavras duras ou críticas severas é sempre a melhor saída. É importante explicar porque o comportamento foi inadequado naquele momento, para ela entender que mesmo em outros ambientes, existem os limites e regras a seguir.
Um bom exemplo é na hora da alimentação, quando as crianças podem passam a negar veementemente alguns alimentos, até com atitudes reprováveis, como fugir da mesa. O segredo com a fase da afirmação é ter paciência e manter o pulso firme. Mas fique atento(a), manter a firmeza não é sinônimo de autoridade sem razão.
Não tenha medo de impor regras e limites para o seu filho desde pequeno. Acostumá-lo com este processo logo cedo vai fazer com que ele respeite você e suas ordens em todas as etapas de sua vida. Comece impondo regras relacionadas a horários e estabeleça uma rotina, fazendo tudo do mesmo jeito, todos os dias.
Um limite bem específico diz a uma criança exatamente o que deve ser feito. “Fale baixinho na biblioteca”; “Dê de comer ao cachorro agora”; “Segure na minha mão para atravessar a rua”. Esta é uma forma que pode aumentar substancialmente a relação de cumplicidade com seu filho.
Para os pequenos, que ainda não têm o discernimento do que é certo e errado, é fundamental partir dos pais o estabelecimento dos limites. No entanto, com os adolescentes a história muda. Nesta idade, pode ser interessante que eles participem da definição das regras.
Engana-se quem pensa que um bebê não tem limites. A rotina, por si só, já é o primeiro contato que seu filho tem com as regras da casa. Mas a maneira como elas são impostas varia conforme a maturidade da criança.
Como implantar o processo de responsabilidade social nas empresas?
Como saber se quebrou um osso da mão?
Qual é o sintoma de hemorróida interna?
Como saber se a empresa e substituto tributário?
O que significa CNH com restrição?
Quem come muito doce pode ter diabetes?
Como saber se tenho hipotireoidismo ou hipertireoidismo?
Como saber se a carreira militar é pra mim?
O que fazer quando se dá um jeito no pescoço?
Qual a ferramenta que remove o fundo no Photopea?
O que fazer quando o CNPJ é cancelado?
Como tirar figurinha de vídeo?
Quando um amigo deixa de falar com você?
Como calcular as férias fracionadas?
Quando a pessoa é mal educada frases?
Como tirar o fundo branco da figurinha do Bitmoji?
Qual o primeiro IP válido da rede?
Como tirar o frizz do cabelo liso caseiro?