Como ler melhor uma decisão judicial?
No âmbito da União as ementas costumam ter um preâmbulo, em caixa alta, e depois um ou m letra minúscula, separados por algarismos romanos. Nas Cortes Estaduais é comum que a ementa consista em apenas um parágrafo que, sinteticamente, resume a conclusão do acórdão.
O STJ julga crimes comuns praticados por governadores, desembargadores estaduais, federais, eleitorais e trabalhistas, conselheiros de tribunais de contas e procuradores da República, entre outros. Nesses casos, um ministro do STJ preside o inquérito, conduzido pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.
Jurisprudência […] é o resultado de um conjunto de decisões judiciais no mesmo sentido sobre uma mesma matéria proferidas pelos tribunais. É formada por precedentes, vinculantes e persuasivos, desde que venham sendo utilizados como razões do decidir em outros processos, e de meras decisões.
3 Formas de pesquisar jurisprudência
O Tribunal funciona em Plenário e pelo seu órgão especial, denominado Corte Especial, em três Seções especializadas e em seis Turmas especializadas (Constituição Federal, art. 93, XI e art. 2º, §§ 3° e 4° do Regimento Interno do STJ - RISTJ). O Plenário é composto por todos os membros do Tribunal.
Uma decisão do STJ em determinado sentido trata-se de um precedente. Tem aplicação para as partes diretamente envolvidas no processo e não possui efeito vinculante. ... O STJ é um tribunal de precedentes. Quando há um conjunto de decisões judiciais que interpretam determinada norma da mesma forma, cria-se jurisprudência.
Uma boa forma de revisão dos julgados é através de questões, método que segundo estudo científico, publicado na Revista “Psychological Science in the Public Interest”, em 2013, constitui uma das melhores formas de fixação da matéria estudada.
Qualquer pessoa pode assistir ao julgamento, a não ser que a defesa ou a acusação peçam restrições ao juiz – geralmente, repórteres são permitidos, mas fotógrafos e cinegrafistas não. Quando os julgamentos são muito concorridos, o tribunal reserva assentos para a família da vítima e do réu
O juiz dá início ao julgamento, convocando os presentes no tribunal do júri a examinar a causa com imparcialidade. Ele é também o primeiro a interrogar o réu e as testemunhas, além de ler o relatório do processo e expor as provas (fotos, documentos etc.).
Outro ponto importante para destacar quanto aos julgados do STF, é que não vale a pena estudar aqueles em que ainda não tenha havido conclusão de julgamento, devido a pedido de vista ou suspensão, pois estes não constam nas provas preambulares (e não merecem que se gaste energia em maior aprofundamento).
Qual é o nome do fundador do cristianismo?
Qual a diferença de cloro e hipoclorito?
Qual o valor ideal para o TSH?
Qual é o incenso usado na Igreja Católica?
O que fazer com os pontos Mastercard Surpreenda?
Quais os múltiplos de 7 maiores que 40?
É crime enterrar animais mortos?
Qual a melhor pomada para curar assadura de bebê?
Quais são os principais componentes da filogenia?
Como lidar com pessoas que só pensam em si?
O que acontece quando uma veia se rompe?
Como ocorre a interculturalidade?
Como dar um presente criativo?
Qual a importância dos dispositivos de armazenamento?