Escala. A escala nada mais é do que a relação entre as dimensões de um desenho e o objeto que ele representa. No canto inferior esquerdo está a escala dessa planta, de 1:50. Isso significa que cada 1 cm desenhado corresponde a 50 cm na realidade.
Se tiver escala gráfica, melhor ainda, mas se não tiver, e for um ambiente público, vá até a porta de um banheiro que geralmente tem 1m de largura, e mede ela. Se tiver cotas, é só medir a cota. 4º Se por exemplo você mediu a porta, e deu uma medida como 0,54, seu objetivo é aumentar o desenho para que chegue e 1m.
O primeiro passo para que se tenha sucesso na escolha do seu lar é ter em mãos a planta do imóvel, pois ela informa a largura e o comprimento de cada cômodo. Depois, é só fazer a multiplicação dos valores para descobrir o metro quadrado de cada cômodo (m² = comprimento x largura).
A planta baixa é um tipo de representação gráfica feita em escala, a qual mostra os ambientes vistos de cima para baixo, como se o teto do imóvel tivesse sido removido. Para isso, o profissional traça um corte imaginário, a 1,5 m de altura do piso (distância média das janelas ao piso, nos imóveis brasileiros).
Tamanhos de esquadrias As janelas, quando representadas em planta baixa serão especificadas com três informações: a largura (l) e altura (h) da janela e, a altura do peitoril (p). O peitoril é a altura do piso até o início da janela.
Alguns exemplos de escalas de desenho
Cálculo da área de terrenos quadrados ou retangulares O cálculo da área neste caso é bem simples, basta multiplicar lado x comprimento para retângulos ou lado x lado para quadrados. Exemplos: Um terreno com 15 metros de frente e 25 metros de comprimento.
A formula básica você aprendeu anteriormente, onde M² = COMPRIMENTO x LARGURA. Depois de calcular o metro quadrado de cada cômodo ou área faremos a soma total no final.
Você pode solicitar para a construtora ou incorporadora do empreendimento do imóvel, ou solicitar para a prefeitura, onde o imóvel está localizado. Cada prefeitura pode guardar o documento em um órgão específico, mas, normalmente, os documentos ficam armazenados na Diretoria de Controle Urbano.
Veja como calcular o metro quadrado (m²)
Outras plantas utilizam apenas as unidades métricas. Entenda os símbolos utilizados para representar os componentes de um projeto de construção. Os arquitetos criaram símbolos para representar as partes individuais de uma construção e do terreno ao seu redor, para que a planta arquitetônica possa passar muitas informações.
Importante complementar que a altura das plantas baixas é sempre definida a 1,5 m do piso. Isso ajuda a padronizar os documentos e também a entender onde ficam as janelas do imóvel, como veremos logo adiante. As áreas preenchidas em cinza representam as paredes do imóvel. Observe que elas têm espessuras diferentes.
Para que todos saibam o que uma planta está mostrando, os arquitetos desenvolveram símbolos para representar os elementos de uma casa. Como é necessário colocar muitas informações na planta, seria inviável escrever “janela” ou “porta” em cada lugar que alguma delas aparecesse.
Como se pode notar, o processo de leitura e os elementos são os mesmos. Se for feita de maneira fiel, a planta humanizada traz ainda mais informações sobre o imóvel, como os tipos de piso, e facilita a visualização do ambiente o mais próximo possível da realidade.
Quando usar a palavra faremos?
Como tirar o Norton do Google Chrome?
Como escrever rapaz no aumentativo?
Como solicitar confirmação de leitura no Thunderbird?
Como solicitar autorização para emissão de nota fiscal Eletrônica SP?
Como tirar o Passe Fácil Sênior?
O que significa frequência em português?
Como aumentar o limite de pagamento BB?
Como compartilhar acesso no Teams?
O que significa fineza em português?
Como desativar o IPv6 do roteador?
Como fazer o desbloqueio de um carro?
Como é que se escreve você esqueceu de mim?
É possível sacar o PIS no caixa eletrônico?