O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, atrás apenas da Amazônia, e possui uma área original de aproximadamente dois milhões de quilômetros quadrados. Sobre esse domínio florestal, podemos afirmar que: a) habita regiões de clima úmido durante todo o ano. b) possui baixa diversidade ambiental.
O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior bioma do Brasil. É conhecido como savana brasileira e possui uma grande biodiversidade. Sua vegetação possui características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos.
Cerrado é um termo regional brasileiro, para um complexo fisionômico de vegetação que ocorre principalmente no Brasil Central e que tem uma flora própria. Não há cerrado na África, Austrália ou qualquer outra parte do mundo. Savanas, sim, ocorrem no Brasil, na Venezuela, na África, na Índia, na Austrália.
Vegetação rasteira e baixa
O cerrado tem uma vegetação rasteira e baixa, chamada de gramínea. A vegetação também é arbórea, ou seja, é formada por arbustos e árvores de tamanho pequeno, que não costumam passar de 20 metros de altura.
O Bioma Cerrado é fundamental para a manutenção do equilíbrio hidrológico no país. Apesar do clima semiárido e ambiente com períodos de deficiência hídrica, as águas das chuvas penetram no solo e abastecem aqüíferos e nascentes.
15 curiosidades que você vai gostar
Esse bioma possui grande importância social, para comunidades indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros, que extraem do Cerrado a sobrevivência de suas famílias, com uso do conhecimento tradicional.
Reconhecido como um hotspot global de biodiversidade, o Cerrado destaca-se pela abundância de espécies endêmicas, abrigando aproximadamente 12.070 espécies de plantas nativas catalogadas, das quais 34,9% (4.208) são endêmicas¹.
A vegetação do Cerrado também auxilia na captação das águas das chuvas para o abastecimento de três importantes aquíferos, com destaque para o Aquífero Guarani, um dos maiores do mundo em extensão e também em volume, responsável pelo abastecimento de boa parte do Brasil e também de outros países.
O clima do Cerrado, segundo a classificação tradicional de Köppen, é Tropical Chuvoso (Aw) (RIBEIRO; WALTER, 1998), mas ao sul, em áreas de clima mais ameno, e nas regiões mais altas da região central, acima de 1.200 metros de altitude, pode ocorrer o clima Tropical de Altitude (Cwa) (EITEN, 1994).
São descritos onze tipos principais de vegetação para o bioma Cerrado, enquadrados em formações florestais (Mata Ciliar, Mata de Galeria, Mata Seca e Cerradão), savânicas (Cerrado sentido restrito, Parque de Cerrado, Palmeiral e Vereda) e campestres (Campo Sujo, Campo Limpo e Campo Rupestre).
Cerrado é o bioma que tem como principais aspectos suas árvores baixas, arbustos espaçados e gramíneas, realmente lembrando uma Savana. É o segundo maior bioma da América do Sul e do Brasil. Também é muito produtivo devido a sua enorme biodiversidade e potencial aquífero.
De acordo com a densidade (estrutura) arbóreo-arbustiva, ou com o ambiente em que se encontra, o Cerrado sentido restrito apresenta quatro subtipos: Cerrado Denso, Cerrado Típico, Cerrado Ralo e Cerrado Rupestre.
O relevo do Domínio do Cerrado é em geral bastante plano ou suavemente ondulado, estendendo-se por imensos planaltos ou chapadões. Cerca de 50% de sua área situa-se em altitudes que ficam entre 300 e 600 m acima do nível do mar; apenas 5,5% vão além de 900m.
Impactos ambientais causados pela degradação do CerradoAumento das emissões dos gases de efeito estufa;Aumento das queimadas;Extinção de diversas espécies de plantas e animais;Mudanças climáticas (seca);Contaminação dos rios;Contaminação do solo e da água;Erosão;Esgotamento dos recursos naturais.
A hipótese levantada pelos autores do trabalho é que a origem desse bioma coincidiu com o avanço de gramíneas sobre a região, causado por mudanças climáticas ocorridas dez milhões de anos atrás e responsáveis também pela expansão da savana em outros lugares do mundo.
O Cerrado, que é considerado a caixa d água do Brasil, abriga o berço de vários importantes rios brasileiros, abastecendo um total de oito bacias hidrográficas. ... O Rio São Francisco, por exemplo, possui mais de 90% de suas nascentes situadas no Cerrado, embora quase 55% das águas desse rio encontrem-se fora desse bioma.
O Cerrado possui seu maior potencial hídrico nos lençóis freáticos, contribuindo para o abastecimento de importantes aquíferos subterrâneos. Os recursos hídricos do Cerrados geram empregos, geram riquezas, sendo que grande parte da produção agropecuária brasileira advém das atividades desenvolvidas nesse Bioma.
O Cerrado é considerado o “berço das águas” no Brasil, onde estão as nascentes das maiores bacias hidrográficas, elementos necessários para garantir água para o país. ... “O Cerrado abriga as nascentes de oito das principais bacias hidrográficas do país.
No Cerrado, existem povos e comunidades tradicionais que há milhares de anos utilizam seus recursos, como o pequi, o babaçu e o baru, entre muitas outras árvores frutíferas, para produção de polpa, óleo, cosméticos e artesanatos para geração de renda. É o caso de indígenas, extrativistas, quilombolas, entre outros.
Cerrado, também conhecido como savana brasileira, é um dos maiores biomas do Brasil e da América do Sul. É um bioma de grande biodiversidade e apresenta também um enorme potencial hídrico, sendo considerado o berço das águas no país. Possui características particulares na fauna, flora e vegetação.
Conforme as suas fisionomias, a superfície é dividida em quatro formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.
Serra – é um conjunto de montanhas. Normalmente, as serras são mais compridas do que largas, e designam cadeias de montanhas cuja altitude varia entre 400 a 3 000 metros. Recebe esse nome porque seus terrenos acidentados com fortes desníveis e muitos picos assemelha-se a uma serra.
No Cerrado predominam os latossolos, tanto nas áreas sedimentares quanto nos terrenos cristalinos (AB SABER, 1983; LOPES, 1984), contudo há várias outras classes de solos (REATTO et al., 1998).
A gente encontra três formações vegetacionais no Cerrado: a primeira é a Florestal, que se subdivide em Mata Ciliar, Mata de Galeria, Mata Seca e Cerradão. A segunda é a Savânica, e suas subdivisões são Cerrado Sentido Restrito, Parque de Cerrado, Palmeiral e Vereda.
Quando falamos “cerrado stricto sensu” estamos nos referindo apenas às formações savânicas, já o termo “cerradolato sensu” abrange, as formações campestres até os cerradões, incluindo as savanas.
Quais os tipos de terapia psicologia?
Quais são os núcleos de varinhas?
Quanto custa fazer um testamento em cartorio?
Qual recurso cabível quando nega seguimento ao agravo de instrumento?
Qual a matéria prima da salsicha?
Como fazer reset na maquina de lavar roupa lg?
Porque a anta é o maior mamífero?
Qual a quantidade de soro para lavar o nariz do bebê?
Porque a ovelha precisa do pastor?
Qual a selagem que não contém formol?
Qual o valor do salário mínimo na Bolívia?
Qual o significado de remanejo?
Quais são os programas da atenção básica?
O que significa 2tb de memória?