Para validação do instrumento, de acordo com os critérios estabelecidos, deve-se comparar o resultado obtido pelo Erro Máximo Admissível (EMA) e o Erro Máximo do Instrumento (EMI). O Erro Máximo do Instrumento deve ser menor ou igual ao Erro Máximo Admissível.
Itens obrigatórios em um certificado de calibração
Conforme a NBR ISO/IEC 17.025, também é necessário: -Título (Por exemplo: certificado de calibração); -Nome e endereço do laboratório executor e o endereço da execução quando o serviço for realizado na Contratante; -Identificação do certificado (número do certificado de calibração);
Resultado da calibração com as unidades de medida Os resultados que constam no certificado devem estar no Sistema Internacional de Unidades (SI). Caso estes estejam medidos em unidades que não as do SI, é necessário um fator de conversão ou tabela correspondente no certificado.
Em acordo com o requisito de processo/produto (Tolerância). Uma razão da tolerância pode ser definida como erro máximo permissível para a calibração do equipamento. Geralmente é utilizado a relação de 1/3, mas relação de 1/4, 1/5, 1/10 ou maiores também podem ser utilizadas.
Na calibração, as medidas são comparadas com uma medida de referência em conformidade com os requisitos. Já no caso da validação, o desempenho, qualidade e outros parâmetros operacionais de um sistema são testados para verificar se cumprem com as normas.
Devemos observar que, a análise crítica de um certificado de calibração possui como objetivo, não só identificar se o documento foi emitido com todos os tópicos determinado por uma norma ou se os valores são apresentados de forma correta, mas principalmente saber se o instrumento de medição, relacionado a este ...
Nome, função e assinatura ou identificação equivalente da pessoa autorizada para emissão do certificado de calibração. Observação: Para os laboratórios que possuem serviços acreditados, o responsável é o signatário autorizado pelo CGCRE/INMETRO.
A emissão de um suplemento do Certificado de Calibração o qual, deverá constar o item corrigido e o motivo pelo qual houve a correção. A substituição completa do certificado.
Esta primeira análise consiste na coleta de dados do Certificado de Calibração. Conceito de tendência apresentado pelo VIM (Vocabulário internacional de Metrologia): “Diferença entre a média de repetidas indicações e um valor de referência.”
Quando um Certificado de Calibração possuir o símbolo da Rede Brasileira de Calibração ou qualquer outra rede nacional, a rastreabilidade é comprovada em função da obrigatoriedade e comprovação dos organismos de acreditação.
Como deve ser o prato ideal para perder peso?
Quais as principais fontes de infecção dentro de um hospital?
Quem pode solicitar um alvará judicial?
O que é culpa contratual e culpa aquiliana?
Como transcrever áudio em texto automaticamente?
Qual é a segunda maior favela do mundo?
Quantos dias dura a nova gripe?
Como usar a caneta Lancetadora?
Como funciona o sistema de governo Monarquia parlamentarista?
Porque Netuno é o planeta mais frio?