Como entender os resultados De acordo com o padrão de bandas apresentado, é possível identificar o tipo de hemoglobina do paciente. A hemoglobina A1 (HbA1) apresenta maior peso molecular, não sendo notada tanta migração, enquanto que a HbA2 é mais leve, ficando mais ao fundo do gel.
ELETROFORESE DE HEMOGLOBINA
Método | Parâmetro | Valor de referência |
---|---|---|
ELETROFORESE POR CAPILARIDADE | Hemoglobina A1 | 96,7 a 97,8% |
Hemoglobina A2 | 2,2 a 3,2% | |
Hemoglobina Fetal | Inferior a 2,0% |
A eletroforese de hemoglobina é um exame realizado para medir e identificar os diferentes tipos de hemoglobina que podem ser encontrados no sangue. A hemoglobina é uma proteína dos glóbulos vermelhos responsável por transportar oxigênio para todo o corpo.
A Hemoglobina A1 está diminuída porque você tem o traço falciforme. Neste caso, as células produtoras de sangue carregam um gene "normal" que comanda a produção de hemoglobina A1 e um outro gene "anormal" que comanda a produção de hemoglobina falciforme, a hemoglobina S.
Trata-se de uma doença hereditária (ou seja, herdada dos pais) causada por uma mudança no gene da Hemoglobina. Como resultado desta alteração genética, uma Hemoglobina anormal, chamada Hemoglobina S, é produzida em lugar da Hemoglobina normal (Hemoglobina A), presente nas pessoas adultas que não apresentam a doença.
Para o exame Hemoglobina A1: 97,6%; A2: 2,0% e F: 0,4% é dentro dos valores de referência. O ideal é buscar um médico geneticista ou um hematologista para solicitação e/ou interpretação de exames complementares relacionados a anemia falciforme/hemoglobinopatias.
A eletroforese de proteínas séricas é um exame para medir a quantidade total de imunoglobulinas no sangue e diagnosticar qualquer imunoglobulina anormal. Em seguida, é realizada a imunofixação ou imunoeletroforese para determinar o tipo exato do anticorpo anormal (IgG, IgA, IgM ou algum outro tipo).
Visando o bom andamento da gestação foi incluído ontem, 8 de março, mais um exame na lista de procedimentos pré-natais realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a eletroforese de hemoglobina. O novo exame é importante para detectar a anemia falciforme.
De acordo com o padrão de bandas obtidos, é feita a comparação com o padrão normal e, assim, é feita a identificação de hemoglobinas anormais. De acordo com o padrão de bandas apresentado, é possível identificar o tipo de hemoglobina do paciente.
A hemoglobina é uma proteína encontrada nas células vermelhas do sangue e atua no transporte de oxigênio em todo o seu sistema circulatório para órgãos e tecidos. Uma hemoglobina saudável poderá transportar e liberar oxigênio com maior eficiência. Caso ela seja anormal, de alguma maneira, transportará menos oxigênio para seus tecidos e órgãos.
Indicativo de doença da Hemoglobina C, em que podem ser observados cristais de HbC no esfregaço sanguíneo, principalmente quando o paciente for HbCC, em que a pessoa possui anemia hemolítica de grau variável.
Interferentes: Hemólise por degeneracao. Amostra enviada com procedimento inadequado ( ex: hemolisado pronto). Valor de Referência: Hemoglobina A2: 1,5 até 3.50% - Hemoglobina A2 em pacientes ferropênicos: 1,5 a 2,5%.
Como saber se queimou o ventilador de teto?
Como foi criada Bohemian Rhapsody?
Quem fez o projeto da Ponte JK?
Onde surgiu a primeira geladeira?
Como fixar tingimento em tecido?
Como tingir com caroço de abacate?
Como fazer remédio com caroço de abacate?
Como saber se a campainha está queimada?
Como pintar o cabelo com alecrim?
Qual a melhor tinta para tingir poliéster?
Como preencher a carteira de trabalho do menor aprendiz?
Como testar transformador Trifasico com Multimetro?
Como teve início a ditadura militar no Brasil que durou de 1964 a 1985 resposta?
Qual a melhor cor para pintar um bar?
Como registrar balanço de abertura?