Como entender os resultados De acordo com o padrão de bandas apresentado, é possível identificar o tipo de hemoglobina do paciente. A hemoglobina A1 (HbA1) apresenta maior peso molecular, não sendo notada tanta migração, enquanto que a HbA2 é mais leve, ficando mais ao fundo do gel.
ELETROFORESE DE HEMOGLOBINA
Método | Parâmetro | Valor de referência |
---|---|---|
ELETROFORESE POR CAPILARIDADE | Hemoglobina A1 | 96,7 a 97,8% |
Hemoglobina A2 | 2,2 a 3,2% | |
Hemoglobina Fetal | Inferior a 2,0% |
A eletroforese de hemoglobina é um exame realizado para medir e identificar os diferentes tipos de hemoglobina que podem ser encontrados no sangue. A hemoglobina é uma proteína dos glóbulos vermelhos responsável por transportar oxigênio para todo o corpo.
A Hemoglobina A1 está diminuída porque você tem o traço falciforme. Neste caso, as células produtoras de sangue carregam um gene "normal" que comanda a produção de hemoglobina A1 e um outro gene "anormal" que comanda a produção de hemoglobina falciforme, a hemoglobina S.
Trata-se de uma doença hereditária (ou seja, herdada dos pais) causada por uma mudança no gene da Hemoglobina. Como resultado desta alteração genética, uma Hemoglobina anormal, chamada Hemoglobina S, é produzida em lugar da Hemoglobina normal (Hemoglobina A), presente nas pessoas adultas que não apresentam a doença.
Para o exame Hemoglobina A1: 97,6%; A2: 2,0% e F: 0,4% é dentro dos valores de referência. O ideal é buscar um médico geneticista ou um hematologista para solicitação e/ou interpretação de exames complementares relacionados a anemia falciforme/hemoglobinopatias.
A eletroforese de proteínas séricas é um exame para medir a quantidade total de imunoglobulinas no sangue e diagnosticar qualquer imunoglobulina anormal. Em seguida, é realizada a imunofixação ou imunoeletroforese para determinar o tipo exato do anticorpo anormal (IgG, IgA, IgM ou algum outro tipo).
Visando o bom andamento da gestação foi incluído ontem, 8 de março, mais um exame na lista de procedimentos pré-natais realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a eletroforese de hemoglobina. O novo exame é importante para detectar a anemia falciforme.
De acordo com o padrão de bandas obtidos, é feita a comparação com o padrão normal e, assim, é feita a identificação de hemoglobinas anormais. De acordo com o padrão de bandas apresentado, é possível identificar o tipo de hemoglobina do paciente.
A hemoglobina é uma proteína encontrada nas células vermelhas do sangue e atua no transporte de oxigênio em todo o seu sistema circulatório para órgãos e tecidos. Uma hemoglobina saudável poderá transportar e liberar oxigênio com maior eficiência. Caso ela seja anormal, de alguma maneira, transportará menos oxigênio para seus tecidos e órgãos.
Indicativo de doença da Hemoglobina C, em que podem ser observados cristais de HbC no esfregaço sanguíneo, principalmente quando o paciente for HbCC, em que a pessoa possui anemia hemolítica de grau variável.
Interferentes: Hemólise por degeneracao. Amostra enviada com procedimento inadequado ( ex: hemolisado pronto). Valor de Referência: Hemoglobina A2: 1,5 até 3.50% - Hemoglobina A2 em pacientes ferropênicos: 1,5 a 2,5%.
O que faz um diretor de processos?
O que fazer para amenizar as dores musculares nas pernas?
Como calcular o Igp-m de aluguel 2022?
Pode carregar celular com carregador mais potente?
O que há em comum na crítica da sociedade de consumo pelos pensadores?
Quais os objetos jurídico e material do homicídio?
Quais são os gêneros de forró atualmente?
Quem faz mestrado ganha quanto?
O que é a fortuna para Maquiavel?
Quais são os direitos fundamentais do ECA?
Como transforma um TV em Smart TV com um pen drive?
Quais serviços públicos não podem ser terceirizados?
Quanto tempo uma fita de LED pode ficar ligada?