século XVI
Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal.
Foi no século XVIII que a literatura de cordel chegou em nosso país. Durante o início da colonização os portugueses a trouxeram e aos poucos ela começou a se tornar popular.
Resumo. A literatura de cordel veio para o Brasil com os portugueses, criando no Nordeste brasileiro essa cultura do cordel, que ainda hoje é tradicional.
Sua forma mais habitual de apresentação são os “folhetos”, pequenos livros com capas de xilogravura que ficam pendurados em barbantes ou cordas, e daí surge seu nome. A literatura de cordel é considerada um gênero literário geralmente feito em versos.
Exemplos de Poemas de Cordel As “Proezas de João Grilo”, de João Martins de Athayde “O Fiscal e a Lagarta” de Leandro Gomes de Barros “Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho dos Tucuns”, de Firmino Teixeira do Amaral
O termo “Cordel” é de herança portuguesa. Essa manifestação artística foi introduzida por eles no Brasil em fins do século XVIII. Na Europa, ela começou a aparecer no século XII em outros países (França, Espanha e Itália) e se popularizando no período do Renascimento.
Quanto tempo demora autorização de compra de arma de fogo?
O que se faz um vigia noturno?
Como configurar o download automático?
Quantas pessoas no Brasil tem o nome Israel?
O que pode ter na lista de material escolar?
O que aconteceu no dia 22 de maio?
Qual a pistola que o Deadpool usa?
Pode tomar vaselina como laxante?
Quais as vitaminas do Imecap Rejuvenescedor?
Quais são as fontes de financiamento de capital próprio?
Qual é o substantivo primitivo de anoitecer?
Quanto tempo a empresa tem para pagar depois da sentença?
Como tirar os riscos do piso Vinilico?
Por que Jacó amava mais a José?
Qual o material mais leve para fazer box braids?
Qual o país que tem mais religião?