século XVI
Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal.
Foi no século XVIII que a literatura de cordel chegou em nosso país. Durante o início da colonização os portugueses a trouxeram e aos poucos ela começou a se tornar popular.
Resumo. A literatura de cordel veio para o Brasil com os portugueses, criando no Nordeste brasileiro essa cultura do cordel, que ainda hoje é tradicional.
Sua forma mais habitual de apresentação são os “folhetos”, pequenos livros com capas de xilogravura que ficam pendurados em barbantes ou cordas, e daí surge seu nome. A literatura de cordel é considerada um gênero literário geralmente feito em versos.
Exemplos de Poemas de Cordel As “Proezas de João Grilo”, de João Martins de Athayde “O Fiscal e a Lagarta” de Leandro Gomes de Barros “Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho dos Tucuns”, de Firmino Teixeira do Amaral
O termo “Cordel” é de herança portuguesa. Essa manifestação artística foi introduzida por eles no Brasil em fins do século XVIII. Na Europa, ela começou a aparecer no século XII em outros países (França, Espanha e Itália) e se popularizando no período do Renascimento.
É namoro ou união estável Ibdfam?
Como fazer uma salmoura para piercing?
É verdade que o aranto cura o câncer?
Qual a metragem mínima para construir?
Quantos anos tem Fernando Zor?
Como desbloquear tela com dois dedos?
Como calcular o perímetro de um polinômio?
Qual o peso máximo que um ser humano pode levantar?
Como funciona o sistema de pedágio?
O que é a teoria da panspermia cósmica?
Quem tem pressão alta pode tomar suco de noni?
Qual radiação tem maior poder de Penetracao?
Qual país paga para se viver nele?
O que significa sonhar com uma cobra preta?