século XVI
Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal.
Foi no século XVIII que a literatura de cordel chegou em nosso país. Durante o início da colonização os portugueses a trouxeram e aos poucos ela começou a se tornar popular.
Resumo. A literatura de cordel veio para o Brasil com os portugueses, criando no Nordeste brasileiro essa cultura do cordel, que ainda hoje é tradicional.
Sua forma mais habitual de apresentação são os “folhetos”, pequenos livros com capas de xilogravura que ficam pendurados em barbantes ou cordas, e daí surge seu nome. A literatura de cordel é considerada um gênero literário geralmente feito em versos.
Exemplos de Poemas de Cordel As “Proezas de João Grilo”, de João Martins de Athayde “O Fiscal e a Lagarta” de Leandro Gomes de Barros “Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho dos Tucuns”, de Firmino Teixeira do Amaral
O termo “Cordel” é de herança portuguesa. Essa manifestação artística foi introduzida por eles no Brasil em fins do século XVIII. Na Europa, ela começou a aparecer no século XII em outros países (França, Espanha e Itália) e se popularizando no período do Renascimento.
Porque precisamos das árvores para respirar?
Qual verdura aumenta o açúcar no sangue?
Como faço para aumentar a fonte do meu E-mail?
O que o álcool faz com o fígado?
Quem é o espião dos bainhas vermelhas?
Quando submeter uma operação ao Cade?
Quais os maiores desastres naturais do mundo?
Quantos comprimidos por kg de ivermectina?
Quantas vezes Jesus partiu-o pão?
Qual é a diferença entre irrigar e molhar?
Qual a melhor oração para Deus?
E a água calma e silenciosa que afoga um homem?
Qual a validade das certidões?
Qual o tempo certo de dar vermífugo para pássaros?
Quantos dias são necessários para conhecer o deserto do Atacama?
Como está o Flamengo na Copinha 2022?