Desenvolvida ao longo do século XX, a filosofia analítica caracteriza-se como, mais do que um amplo campo de atuação, um estilo de fazer filosofia, renovando a metodologia filosófica e inaugurando uma nova forma de conduzir os estudos em todas os seus ramos.
Na Inglaterra, a corrente filosófica posicionava-se contra o hegelianismo, integrante do idealismo alemão e, por suas concepções, a filosofia analítica ligava-se à tradição empirista anglo-saxônica, tendo seu início com os filósofos britânicos de Cambrdge Bertrand Russel e G. E. Moore.
O filósofo Ludwig Wittgenstein (1889-1951) é conhecido por ter desenvolvido duas filosofias bem distintas em sua vida, uma exposta na obra Tratactus Lógico-Philosophicus, de 1921, e outra em Investigações filosóficas, publicado postumamente, em 1953.
A Filosofia Analítica é um movimento filosófico, originado no século XX, que se baseia no conceito de que a Filosofia deve utilizar técnicas lógicas para obter clareza conceitual e que deve ser consistente com o sucesso da Ciência Moderna.
O objetivo geral da filosofia analítica era contribuir para o entendimento de tais enunciados e para o esclarecimento das idéias e do pensamento humanos.
A filosofia analítica da linguagem compreende um período importante dentro da história da filosofia. ... A constatação de que a maioria dos problemas filosóficos se deve a mal-entendidos e incompreensões geradas pela ambiguidade da linguagem natural parece ser uma característica comum aos autores desse período.
Tales de Mileto
A Filosofia tem lugar de nascimento, a Grécia, e um “pai”, Tales de Mileto. A Filosofia grega surgiu a partir da poesia, da religião e das condições sociopolíticas.
O objetivo geral da filosofia analítica era contribuir para o entendimento de tais enunciados e para o esclarecimento das idéias e do pensamento humanos.
A filosofia analítica é uma vertente do pensamento contemporâneo reivindicada por filósofos bastante diferentes e com duas caracterizações distintas, cuja filosofia precursora surgiu da superação da filosofia sintética do Século XIX.
Atualmente a filosofia analítica é a filosofia dominante nos departamentos universitários de filosofia nos países de anglófonos, bem como nos países escandinavos, em certos países do Leste Europeu, como a Polônia, e também em Israel. Algumas vezes é entendida por oposição à filosofia continental.
La expresión “Filosofía Analítica” se aplica, en sentido amplio, a una amalgama de autores, corrientes y teorías que, estrictamente hablando, tienen poco más en común que la pertenencia a una cierta tradición.
Sus creadores fueron Gottlob Frege, Bertrand Russell y otros, y sostenían que muchos problemas de la filosofía de esa época podían ser resueltos a través de la reflexión rigurosa y sistemática de la aplicación de conceptos y del uso del lenguaje. La filosofía analítica surge al final del siglo XIX y al comienzo del siglo XX.
Con el pasar del siglo aparecieron otros filósofos analíticos, tales como Ludwig Wittgenstein, Rudolf Carnap y muchos de los miembros del Círculo de Viena, quienes construyeron sus propias sub corrientes de esta nueva forma de filosofar.
Conocido como el padre de la filosofía analítica, este alemán aportó a la comunidad intelectual importantes avances, como la necesidad de un enfoque más riguroso y específico en el campo filosófico. Trabajó ampliamente en el campo de las matemáticas y la lógica, y desarrolló la conceptualización semántica y lógica de importantes nociones.
Como melhorar seu storytelling?
Como transformar uma imagem em plano de fundo no Word?
Como aumentar o tempo de resposta do celular?
Como melhorar o tempo de prova do Enem?
Como melhorar o atendimento interno?
Como usar hifenização no Power Point?
O que fazer para não desfiar a juta?
Como adicionar linha no gráfico de barras?
Qual ferramenta permite a criação de uma lista suspensa Excel?
Como impedir que me sigam no Instagram?
Quando e onde surgiu o futsal feminino?
O que passar para proteger o granito?
Pode lavar tecido com Termolina?
Como fazer gráfico de mapa no Excel 2013?
O que fazer para impedir o leilão do imóvel?