Fábulas são narrativas curtas, normalmente protagonizadas por animais ou objetos que assumem comportamentos e características do ser humano. O gênero é bastante popular na literatura infantil.
As fábulas são pequenas histórias que transmitem uma lição de moral, é uma das mais antigas formas de narrativa. As personagens das fábulas são geralmente animais, que representam tipos humanos.
Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos. Esse tipo de texto geralmente apresenta uma narrativa curta e é escrita em prosa ou em poema épico.
Reconto é a reconstrução oral de um texto já existente. O principal procedimento é a imitação a partir de um texto modelo: um conto clássico, anúncio, texto expositivo, uma notícia, entre outros.
FÁBULAS PEQUENAS
no início, apresentamos as personagens e a situação; depois, desenvolvemos o texto de forma que as personagens interajam em torno de uma situação; por fim, criamos um final surpreendente, que gere a reflexão dos leitores sobre um ensinamento, uma moral, a qual aparece no final do texto geralmente.
Conceito: A fábula, em um sentido amplo, pode ser definida como uma narrativa curta com ações protagonizadas por animais, objetos e outros seres que agem como pessoas. Apresentam uma moral implícita (a moral da história). Sua função: emocionar, divertir e instruir.
As fábulas de Esopo são um conjunto de histórias creditadas a um escravo e contador de histórias grego, que viveu entre os anos 620 a.C. e 560 a.C., conhecido como Esopo. Hoje, consideramos fábula de Esopo como uma história leve e branda que inclui animais antropomorfizados e uma lição de moral.
A atividade tem por objetivo estimular o desenvolvimento da linguagem oral, escrita e o raciocínio das crianças de maneira lúdica e prazerosa, além da capacidade de percepção e entendimento.
* Além de livros, onde é possível encontrar fábulas? Professor: As fábulas fazem parte da cultura de um povo. Elas são transmitidas de geração em geração, por meio da tradição oral (por exemplo, em diferentes situações em que uma pessoa ou um grupo relata histórias a outros) ou da leitura de livros.
As fábulas podem ser escritas em prosa (texto em parágrafos) ou em versos. Os títulos geralmente fazem referência às personagens, e o tempo e o espaço relacionam-se ao habitat delas. A linguagem é simples, objetiva e direta , e pode haver diálogos com a presença do discurso direto.
Estrutura de uma fábula. Sendo a fábula um texto narrativo, é importante lembrar-se de que ela deve ter uma estrutura mínima de começo, meio e fim, ou seja, no início, apresentamos as personagens e a situação; depois, desenvolvemos o texto de forma que as personagens interajam em torno de uma situação;
Estrutura de uma fábula 1 no início, apresentamos as personagens e a situação; 2 depois, desenvolvemos o texto de forma que as personagens interajam em torno de uma situação; 3 por fim, criamos um final surpreendente, que gere a reflexão dos leitores sobre um ensinamento, uma moral, a qual... More ...
Qual a ordem de usar os cremes para o rosto?
O que é meiose e qual sua função?
Quantas vezes por semana posso hidratar o rosto?
Qual a diferença entre Ismael e Isaque?
Qual é o ascendente da Selena Gomez?
Como as ONGs atuam na proteção do meio ambiente?
Quais instrumentos são da família da percussão?
Para que serve água de banana nas plantas?
Qual a temperatura da água de Búzios?
Qual a maior mineradora do Brasil?
Como o Boruto desperta o Byakugan?
Por que Tsunade deixou de ser Hokage?
Qual é a diferença entre cauterização e reconstrução?