Como entender a Tabela Nutricional
Valor Energético ou Calorias O valor energético é o primeiro item da tabela nutricional e geralmente o que chama mais a atenção dos consumidores. Caloria é a energia produzida pelo nosso corpo a partir dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras totais).
2) Na tabela: - Açúcares representam a quantidade de carboidratos simples como a frutose e a galactose, naturalmente presentes nas frutas e no leite, respectivamente. - Sódio indica a quantidade deste mineral, que pode estar presente naturalmente em alimentos como ovos, leite, arroz, carnes, entre outros.
A tabela nutricional, ou quadro nutricional, como também é chamada, tem como principal função informar aos consumidores as propriedades e as composições das substâncias nos ingredientes contidos nos produtos, tais como: quantidade de proteínas, açúcar, sódio, carboidratos, gorduras, fibras, etc.
Para saber quantas calorias possui um alimento deve-se multiplicar a quantidade de carboidrato por 4, as gramas de proteína por 4 também e o total de gordura por 9.
%VD: percentual de valores diários é um número em percentual que indica o quanto o produto apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2000 calorias.
Sódio: é um mineral e normalmente é encontrado na natureza com outro elemento químico, o cloreto. O cloreto de sódio é o famoso sal de cozinha e ele possui 40% de sódio em cada grama. Portanto, consumido em excesso, faz muito mal à saúde.
Unidades internacionais, em farmacologia, são as unidades de medida da quantidade de uma substância, com base na atividade biológica medida (ou no seu efeito).
Para saber quantas calorias possui um alimento deve-se multiplicar a quantidade de carboidrato por 4, as gramas de proteína por 4 também e o total de gordura por 9.
Como comparar os rótulos de alimentos Para comparar produtos, deve-se avaliar a informação nutricional para uma mesma quantidade de cada produto. Por exemplo, se os rótulos de 2 tipos de pães dão a informação nutricional para 50 g de pão, então é possível comparar os dois sem fazer outros cálculos.
As tabelas nutricionais hoje são lei e, a mesma estabelece formas as quais elas devem ser feitas.
Cada tabela nutricional pode variar de acordo com o país a qual ela está sendo que, cada uma legislação estabelece itens específicos. Por exemplo, na tabela nutricional brasileira não é obrigatório conter a quantidade de açúcar presente na porção do alimento. Porém, esse é um item obrigatório na legislação norte-americana.
Mas, acredite, é naquelas letrinhas bem pequenas no verso das embalagens que contém as principais informações sobre o alimento. A tabela nutricional foi regulamentada pela Anvisa e contém a composição do alimento, quantidades de nutrientes fornecidos e quanto isso representa na ingestão diária.
Ela é composta de: porção, calorias, proteínas, carboidratos, gorduras totais, gordura saturada, gordura trans, fibras, sódio, valores diários, cálcio e colesterol total", explica a nutricionista, destacando cada um deles. Confira!
Quais são os conceitos de uma teoria materialista?
Para que serve a tecla Ctrl K?
Quanto tempo a máquina de lavar fica de molho?
Quanto tempo dura o efeito da pílula do dia seguinte no corpo?
Como tomar vitamina D de 1.000 UI?
Qual a causa do melasma no rosto?
Quem vai morrer na 7 temporada de The 100?
Qual é o melhor banco atualmente?
Quais as posições dos jogadores?
Quantos Centro de salgados para 100 pessoas?
Qual é a temperatura ideal para?
São exemplos de lazer passivo?
Como funciona advertência em condomínio?
Quem tem diverticulite pode comer batata?
Quantos gols Neymar tem pelo PSG?