Como fazer um culto fúnebre?
Como organizar um Culto Fúnebre
O culto fúnebre é uma tradição muito comum em várias religiões evangélicas e uma maneira bastante bonita de se despedir de um ente querido. Ele pode ocorrer, tanto no momento do sepultamento quanto no velório, e ajuda a acalmar o coração dos que ficam e a preparar a chegada do falecido ao reino dos Céus.
No sermão para funeral, compreender o que as pessoas sentem é mais do que o Evangelho, é um sinal de empatia. Por isso, sua duração é curta e as palavras oferecem reflexões, e não completa melancolia. Deve-se estabelecer um respeito aos sentimentos na escolha das melhores palavras e Escrituras.
Dicas para organizar o culto onde a celebração será realizada (pode ser feita na casa do falecido, no velório, no cemitério, na igreja); dados da pessoa falecida para quem ministrará o culto (local de nascimento, profissão, amizades e preferências pessoais);
O velório católico tem muitos em símbolos: velas, crucifixo, terço, orações e bênçãos. A convicção é de que o corpo acaba, mas a alma não. “É obra de misericórdia enterrar os mortos e rezar por eles.