O ideal é que o desfralde ocorra por volta dos dois anos e meio ou três anos. Aqui é muito importante observar e entender a maturidade da sua criança, tendo atenção aos sinais de prontidão que ela dá quando está com vontade de fazer as suas necessidades.
Especialistas recomendam que a criança pode estar pronta para o desfralde a partir dos 18 meses de idade.
- Use sempre as mesmas palavras para xixi e cocô ao falar com a criança. Se em cada momento você utilizar um termo diferente, poderá confundi-la e até mesmo prejudicar o desfralde; - Nunca brigue ou castigue a criança se ela fizer xixi ou cocô no chão ou na roupa durante o processo de desfralde.
Antes do cochilo da tarde e à noite, antes de dormir, levar a criança no banheiro para fazer xixi ou cocô, não esperando mais do que 5 minutos no penico; Acordar o bebê apenas uma vez durante a noite para ir no banheiro, não esperando mais que 5 minutos mesmo que ele não faça xixi ou cocô no penico ou vaso sanitário.
O desfralde noturno pode durar, em média, de 1 a 2 meses na maioria das crianças, sendo completamente normal ser maior ou menor, ou ocorrência de acidentes depois do período. Já o desfralde noturno, geralmente demora mais tempo – na maioria dos casos de seis meses a 1 ano.
Apesar de não haver uma idade limite, especialistas são unânimes em afirmar que o ideal é retirar a mamadeira até os 2 anos, pois nesse momento a criança já tem coordenação suficiente para usar os chamados copos de transição.
Então, como fazer o desfralde sem traumas?
– Evite dar líquidos à criança antes de dormir, cerca de 2 horas antes. – Antes de dormir, leve-a ao banheiro para fazer xixi e/ou cocô, e diga que isso é importante para que durma e acorde sequinho. – Às vezes, é importante acordar a criança de madrugada, pelo menos uma vez, para que ela vá ao banheiro.
Desfralde: 11 dicas para tirar a fralda da criança sem tanta...
No momento do desfralde, a criança passa a perceber que aquilo que está na fralda é ela quem faz. É uma fase importante que o bebê começa a definir que tem um espaço dentro que é dele e ele controla. E essa é uma mudança grande na capacidade de autopercepção, diferente de tudo o que a criança já passou antes.
Os especialistas indicam que se deve começar o desfralde a partir dos 18 meses – essa é a idade mínima, mas não necessariamente a melhor (como eu falei lá no vídeo). A partir dessa idade, a criança passa a estar cognitivamente mais desenvolvida para compreender o processo.
Acima de tudo, os pais devem sempre lembrar que o desfralde, assim como outra qualquer etapa do desenvolvimento infantil, é uma prova de maturidade e de amadurecimento. Por isso, é muito mais comum que crianças com mais liberdade, autonomia e mais atenção e dedicação dos pais passem por essa etapa em um período de tempo mais curto do que outras.
Por essas razões, o desfralde diurno quando a criança já deu os sinais de que está preparada pode durar, em média, de um a dois meses na maioria das crianças, sendo completamente natural ter alguns escapes de vez em quando, mesmo depois desse período.
E o primeiro filho também demora mais a desfraldar, se comparado com meninos que já tenham irmãos e exemplos em casa de "criança grande". Estudos já demonstraram que, quando se tenta adiantar o processo de desfraldamento, o que acontece é que ele acaba levando mais tempo.
Como transportar cilindros de co2?
Qual areia é usada para rebocar a parede?
Como sacar RPV na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL trf-2?
Quais os efeitos fisiológico do calor?
Quanto tempo gestação de cadela?
Quais são os atributos da tag IMG?
Quais são os efeitos colaterais da progesterona?
Quais as curiosidades do Bicho preguiça?
Como não salvar as fotos do WhatsApp no rolo da Câmera?
Quanto tempo dura a faculdade de enfermagem?
O que precisa para ser capitão de navio?
Qual é a formiga com a picada mais dolorosa do mundo?