Uma das principais características da rã é o seu habitat. Por ter preferência à umidade, essa espécie vive em lagos, lagoas, cachoeiras e pântanos. Além disso, sua alimentação é carnívora e baseada em insetos, vermes e outros animais, capturando-os com a língua.
Características: As rãs são animais mais aquáticos de pele fina e úmida, patas fortes e dedos longos. Em geral, alimentam se de caramujos, lesmas e insetos. As rãs comuns não possuem muitos meios de defesa e são presas fáceis de peixes carnívoros, aves pernaltas e cobras.
As rãs têm pele lisa e úmida e olhos grandes e salientes. Suas pernas de trás têm mais que o dobro do comprimento das pernas da frente. A maioria das rãs tem membranas nas patas de trás, para ajudá-las a saltar e a nadar.
Os sapos podem ser encontrados em todas as partes do mundo, exceto em lugares muito frios. Em geral, os sapos habitam locais úmidos, como próximo de riachos, lagoas, igarapés e brejos. Isso porque o seu modo de vida é fortemente relacionado com a água.
A rã é um anfíbio que vive na água durante três meses em média, na primeira fase da vida, a de girino. Após passar por uma transformação na anatomia e na fisiologia do organismo (metamorfose), que também leva cerca de três meses, torna- se capaz de viver também fora da água.
24 curiosidades que você vai gostar
As rãs são animais da Classe Amphibia, da Ordem Anura (a mesma dos sapos e pererecas) e a maioria pertencem à família Ranidae que tem representantes distribuídos em quase todo o mundo.
Os sapos comem muitos insetos de várias espécies, como: moscas (adultas e larvas), baratas, pernilongos, formigas, pulgões, besouros, lagartas e vagalumes. Além de insetos, comem outros animais invertebrados como aranhas, lesmas e minhocas.
Como a maioria dos anfíbios, os cururus possuem ciclo de vida bifásico, com uma fase larval aquática de água doce e, após a metamorfose, na fase adulta, são animais terrestres que vivem próximos a zonas úmidas.
Os sapos têm hábitos noturnos. Eles passam o dia sob a terra ou escondidos embaixo de pedras ou folhas. No inverno, a maioria entra em um estado de inatividade chamado hibernação. Alguns sapos ficam inativos também durante verões quentes e secos.
A rã tem uma cor esverdeada, mede até 2,5 centímetros de comprimento e utiliza a sua capacidade como camuflagem para enganar os predadores.
Os sapos, rãs e pererecas são animais de extrema importância para o equilíbrio da natureza: eles controlam a população de insetos e de outros animais invertebrados e servem de comida para muitas espécies de répteis, aves e mamíferos.
Porque eles não conseguem manter a temperatura do corpo estável. “A temperatura desses animais varia de acordo com a do ambiente. Quando querem se aquecer, expõem-se ao calor.
As rãs são classificadas como anfíbios (habitam o ambiente aquático e o terrestre). Em todo mundo, existem mais de 4 mil espécies de rãs, algumas delas comestíveis, outras não.
Quanto às espécies de rãs venenosas, podemos dizer que são pequenas e de cores muito vivas, para serem bem visíveis. Se você encontrar uma rã assim, é melhor não perturbá-la. A rã dardo venenoso está entre os anfíbios mais coloridos e bonitos do planeta.
O mais característico dos sapos brasileiros é o sapo-cururu (Bufo marinus), útil ao homem, pois devora ativamente insetos que infestam as plantações. Os sapos verdadeiros são na maioria terrestres e de hábitos noturnos. Locomovem-se preferencialmente aos pulos, mas podem também marchar, como que engatinhando.
Verificado por especialistas
Esses animais possuem patas traseiras altamente desenvolvidas, o que lhes permite mover-se saltando e serem muito ágeis. Assim, a principal estrutura que ajuda ao sapo a se locomover são as patas traseiras altamente desenvolvidas, o que lhes permite mover-se saltando e serem muito ágeis.
Quanto ao veneno, viscoso e bastante amarelado, sente-se um odor característico, muito semelhante ao cheiro liberado por plantas. Quando contidos manualmente, os animais permanecem com os pulmões inflados e podem continuar a esguichar veneno, como também, apenas secretá-lo na superfície da parotóide.
A dieta dos sapos é composta por insetos, como moscas (adultas e larvas), baratas, pernilongos, formigas, pulgões, besouros, lagartas e vagalumes; e por outros animais invertebrados, como aranhas, lesmas e minhocas.
Os alimentos de um sapo normal inclui larvas da farinha, certas larvas de mariposa e grilos recém alimentados. A idade do seu sapo determinará com que frequência ele deve comer. Se você tiver um sapo jovem, você deve alimentá-lo todos os dias. Um sapo adulto deve ser alimentado de duas a três vezes por semana.
A alimentação do sapo varia de acordo com sua espécie, então, o que os sapos comuns comem? As espécies menores se alimentam de todos os tipos de insetos, vermes, aranhas e caracóis, enquanto outras podem comer peixes. Por outro lado, espécies maiores ingerem pequenas cobras, lagartos e roedores.
Visualmente, podemos distinguir o sapo dos outros anuros analisando sua pele. A pele desses animais é mais seca e rugosa, o que os difere das pererecas e rãs, as quais apresentam pele mais lisa e úmida. Além disso, os sapos, em geral, são mais volumosos e possuem patas curtas que impedem saltos a grandes distâncias.
Iniciaremos o ciclo de vida analisando a fase larval da rã, conhecida como girino. Nessa fase, o animal é geralmente um herbívoro aquático, com respiração do tipo branquial, e possui cauda, a qual é utilizada para a sua natação.
Qual a diferença entre a mandioca branca e amarela?
Quais medidas podem ser tomadas para prevenir o câncer?
É possível comprar parcelado nos EUA?
Que horas começa o Canal da sorte?
Quanto tempo demora para a pitangueira dar frutos?
Quando a Caixa financia 100 do imóvel?
Quais são os tipos de esclerose múltipla?
Quais palavras para começar um resumo?
Como fazer uma descrição sobre alguém?
Como desativar o TalkBack do g8 Motorola?
Como parcelar uma compra em 24x?
Qual a importância da lactose presente no leite?
Qual é a importância do conhecimento racional?
Qual o aplicativo de música mais usado?
Pode ir em casamento com vestido de tricô?