Dicas para o programa de inclusão de pessoas com deficiência
Como praticar a inclusão social?
Veja, a seguir, os principais aspectos a considerar:
Quais adaptações são necessárias para receber alunos com necessidades especiais?
A inclusão social traz no seu bojo a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência e o pleno acesso aos recursos da sociedade. Cabe lembrar que uma sociedade inclusiva tem o compromisso com as minorias e não apenas com as pessoas portadoras de deficiência.
O modelo social de abordagem da deficiência foi precedido pelo modelo médico. Para essa visão estritamente médica, a pessoa com deficiência é que deve se “normalizar” o tanto quanto possível para a vida em sociedade, na medida em que será reabilitada para se assemelhar às demais pessoas válidas e capazes.
Amparadas por uma lei, as pessoas com deficiência ganham o direito de ingressar no mercado de trabalho. Além disso, conseguem provar que certas limitações físicas não significam baixa capacidade produtiva e que elas são capazes de entregar excelentes resultados.
Dentre os principais obstáculos citados, estão: calçadas inapropriadas, ou seja, com buracos e degraus (63%); falta de infraestrutura acessível, como rampas e faróis inteligentes (26%) e transporte ineficiente ou não adaptado (22%).
No mercado de trabalho, pessoas com deficiência ainda encontram dificuldades para conseguir um emprego, mesmo que sejam qualificadas para os cargos aos quais concorrem. Isso acontece, em grande parte, porque as empresas geralmente não estão preparadas para lidar com suas necessidades, por não possuírem um programa de inclusão.
Por isso, os parques nacionais, como do Ibirapuera e Villa Lobos, em São Paulo, estão sendo adaptados por meio de rampas para receber pessoas com deficiências físicas. No parque do Jaraguá, também em São Paulo, existe até um mirante adaptado para quem tem alguma condição especial.
Dançar é uma ótima atividade física para todo mundo, e a dança é uma atividade que oferece inúmeros benefícios para as pessoas com deficiência.
Os impedimentos que alunos com deficiência possuem são definidos também pelas barreiras que eles encontram nas escolas e que acabam por impossibilitar a participação em igualdade. “Um aluno com paraplegia nas pernas, que precisa de cadeira de roda, tem que poder ter acesso à sala de aula que fica no segundo andar.
Como consertar o cabo do mouse?
Como faço para Stalkear alguém?
Como fazer para entrar na Coreia do Norte?
Como saber a declividade de um terreno?
Como medir tamanho da joelheira?
Como se organizar para fazer uma dieta?
O que é o espaço de trabalho do Trello?
Quais as medidas de uma escada reta?
Qual a litragem para Alto-falante de 350 RMS?
Como se orientar usando uma carta topográfica?
Como se chamava antigamente o Rio de Janeiro?
Quais são os equipamentos utilizados no treinamento funcional?