5 iniciativas para a inclusão de pessoas com deficiência visual
Hoje em dia os cegos já trabalham, estudam, andam sozinhos pelas ruas, e tudo isso pode ser observado pela sociedade. Já melhorou bastante, mas ainda falta muito para a sociedade considerar o cego como pessoa.
A pessoa com deficiência visual tem o direito constitucional assegurado de ser incluída educacionalmente, e o poder público deve atuar de modo a efetivar os direitos inerentes a estas pessoas.
Utilize materiais com diferentes texturas na elaboração de material didático e estimule todos os sentidos do seu aluno cego, através de diferentes atividades. Indique as distâncias dos objetos e coisas em metros, quando houver necessidade. Pode dizer, por exemplo: “A estante está há uns 2 metros à sua frente.
► Dicas de Relacionamento e Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual:
Passeios com buracos e desníveis, rampas inadequadas e travessias perigosas são dificuldades rotineiras na vida dessas pessoas. Nas empresas, o mesmo problema é enfrentado.
A pessoa com deficiência visual possui hábitos diferentes das demais, se comporta de outra forma, pois tudo diverge das coisas de quem tem visão. Os olhos do cego são os dedos das mãos, os ouvidos, uma bengala e/ou os olhos de outra pessoa, restando à população aceitar e aprender a conviver com essas diferenças.
A rotina de um cego em seu ambiente doméstico ou profissional depende de pequenos detalhes que devem ser observados e praticados por quem vive na casa ou no trabalho. A principal delas é não mudar as coisas de lugar sem que a pessoa cega seja informada e tenha conhecimento da mudança realizada.
A inclusão de portadores de deficiência visual no ensino regular e mesmo no ensino superior depende da conscientização do Estado, dos educadores, dos pais e da sociedade de modo geral, a fim de que todos em conjunto se comprometam em transformar sonhos em realidade.
A partir de então e sob um novo olhar, a inclusão dos cegos na sociedade, concedendo-lhes direito a educação foi efetivada. De acordo com Franco e Dias (2005), foi em 1784 que Valentin Haüy inaugurou em Paris - França a primeira escola para cegos, denominada de Instituto Real dos Cegos, e que
OS DESAFIOS DOS CEGOS NOS ESPAÇOS SOCIAS: UM OLHAR SOBRE A ACESSIBILIDADE. Janete Lopes Monteiro - UFSC Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo identificar os desafios e obstáculos enfrentados pelos cegos na sociedade vidente em Florianópolis / SC, tendo como foco a acessibilidade. Para a elaboração do
Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo identificar os desafios e obstáculos enfrentados pelos cegos na sociedade vidente em Florianópolis / SC, tendo como foco a acessibilidade. Para a elaboração do trabalho foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados
Como vivia os humanos na Idade dos Metais?
Qual é a classificação do judô?
Qual gás liberamos na respiração?
Como conseguir cópia de um processo judicial?
O que passar na pele para facilitar a retirada de cravos?
Como tirar cravos do nariz máscara preta?
Como criar um livro de encantamento?
Como ver contracheque de Servidor público?
Como usar os pontos fidelidade do cartão Credz?
Como tirar nomes duplicados no Excel?
Como dar xarope chicória para o bebê?
Como tirar gordura velha de cooktop?
Quais são as três diretrizes de certificação da sustentabilidade ISO?