A principal característica da voz reflexiva é que o sujeito gramatical é ao mesmo tempo o agente e o paciente da ação, ou seja, o sujeito gramatical ao mesmo tempo pratica e sofre a ação verbal. Eu me penteio sempre antes de sair de casa. Ele se cortou com a tesoura.
A voz reflexiva é a voz verbal na qual o sujeito da oração executa e recebe/sofre a ação verbal simultaneamente. ... Em uma frase de voz reflexiva, o pronome oblíquo tem a função de objeto de um verbo transitivo, funcionando, assim, como complemento. Exemplos de voz reflexiva: Depois do banho, Aline se penteou.
As vozes do verbo indicam se o sujeito gramatical é o agente ou o paciente da ação verbal, ou seja, se pratica ou se sofre a ação. ... Voz ativa: Eu vi o menino no parque. Voz passiva: O menino foi visto por mim. Voz reflexiva: Eu vi-me ao espelho.
A voz passiva ocorre quando o sujeito recebe a ação expressa pelo verbo. Exemplos: a) O poema foi escrito por mim.
A voz reflexiva também pode ser recíproca. Isso acontece quando o verbo reflexivo indica reciprocidade, ou seja, quando dois ou mais sujeitos praticam a ação, ao mesmo tempo que também são pacientes. Exemplos: Eu, meus irmãos e meus primos damo-nos bastante bem.
A diferença entre a voz ativa e a voz passiva é que na voz ativa o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo e na voz passiva o sujeito sofre a ação expressa pelo verbo. Frase na voz ativa: O menino comeu o iogurte.
Além da ativa e da passiva, também existe a voz reflexiva. Na voz reflexiva o sujeito/agente e o objeto/paciente coincidem. Isso significa que o sujeito faz uma ação, expressa pelo verbo, que ele mesmo sofre ou recebe. Tomemos como exemplo a oração abaixo: O prisioneiro. se. matou.
Mas a voz reflexiva não deve ser confundida com a voz ativa formada por verbos que expressam sentimento, como queixar-se, alegrar-se, zangar-se. Tanto é que não podemos dizer, por exemplo, zango-me a mim mesmo. O operário feriu-se.
Assim, quando se trata de flexão de voz considera-se a situação do sujeito da oração, verificando-se se este é agente ou paciente da ação designada pelo verbo. As vozes verbais podem se manifestar de três maneiras: ativa, passiva e reflexiva.
Para entendermos esse conceito, vamos pegar os exemplos anteriores, que estão na voz ativa, e passá-los para a voz passiva: 1. Primeiro, identificamos, no predicado, quem é o elemento que está sofrendo a ação. Esse passará a ser o sujeito da frase. 2.
Como mudar de vida rapidamente?
Como mudar a vírgula pelo ponto na HP 12C?
Como faço pra mudar a sentinela no LoL?
Como deixar o texto mais natural?
Quais as doenças da laranjeira?
Quais os sintomas de infecção pélvica?
Como tratar corrimento de cachorro?
Como tratar dermatite seborreica no nariz?
Como ver pontos do cartão de crédito Visa?
Como funciona dinheiro na nota?
Qual o remédio caseiro que é bom para doença de Crohn?
Como funciona o resgate do Tesouro IPCA?
O que é bom para dermatite no couro cabeludo?
Como consultar título de capitalização?
O que usar para dermatite bolhosa?
Como investir mensalmente no Tesouro Direto XP Investimentos?