A principal característica da voz reflexiva é que o sujeito gramatical é ao mesmo tempo o agente e o paciente da ação, ou seja, o sujeito gramatical ao mesmo tempo pratica e sofre a ação verbal. Eu me penteio sempre antes de sair de casa. Ele se cortou com a tesoura.
A voz reflexiva é a voz verbal na qual o sujeito da oração executa e recebe/sofre a ação verbal simultaneamente. ... Em uma frase de voz reflexiva, o pronome oblíquo tem a função de objeto de um verbo transitivo, funcionando, assim, como complemento. Exemplos de voz reflexiva: Depois do banho, Aline se penteou.
As vozes do verbo indicam se o sujeito gramatical é o agente ou o paciente da ação verbal, ou seja, se pratica ou se sofre a ação. ... Voz ativa: Eu vi o menino no parque. Voz passiva: O menino foi visto por mim. Voz reflexiva: Eu vi-me ao espelho.
A voz passiva ocorre quando o sujeito recebe a ação expressa pelo verbo. Exemplos: a) O poema foi escrito por mim.
A voz reflexiva também pode ser recíproca. Isso acontece quando o verbo reflexivo indica reciprocidade, ou seja, quando dois ou mais sujeitos praticam a ação, ao mesmo tempo que também são pacientes. Exemplos: Eu, meus irmãos e meus primos damo-nos bastante bem.
A diferença entre a voz ativa e a voz passiva é que na voz ativa o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo e na voz passiva o sujeito sofre a ação expressa pelo verbo. Frase na voz ativa: O menino comeu o iogurte.
Além da ativa e da passiva, também existe a voz reflexiva. Na voz reflexiva o sujeito/agente e o objeto/paciente coincidem. Isso significa que o sujeito faz uma ação, expressa pelo verbo, que ele mesmo sofre ou recebe. Tomemos como exemplo a oração abaixo: O prisioneiro. se. matou.
Mas a voz reflexiva não deve ser confundida com a voz ativa formada por verbos que expressam sentimento, como queixar-se, alegrar-se, zangar-se. Tanto é que não podemos dizer, por exemplo, zango-me a mim mesmo. O operário feriu-se.
Assim, quando se trata de flexão de voz considera-se a situação do sujeito da oração, verificando-se se este é agente ou paciente da ação designada pelo verbo. As vozes verbais podem se manifestar de três maneiras: ativa, passiva e reflexiva.
Para entendermos esse conceito, vamos pegar os exemplos anteriores, que estão na voz ativa, e passá-los para a voz passiva: 1. Primeiro, identificamos, no predicado, quem é o elemento que está sofrendo a ação. Esse passará a ser o sujeito da frase. 2.
Como gerar boleto depósito judicial?
Como gerar código de barras no Indesign?
Como usar a matemática para ganhar na Mega-sena?
Como tirar a segunda via do boleto do Enem?
Como fazer tráfego orgânico Hotmart?
Qual é o correto semi reboque ou semirreboque?
O que é guia gerada em contingência?
O que você entende por discipulado?
Como gerar o DARF do Imposto de Renda?
Como imprimir guia MEI em atraso?
Como gerar uma guia de GRRF em atraso?