Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.
Marca pelo produto: Meu pai adora tomar Nescau com leite. Matéria pelo objeto: Passou a vida atrás do vil metal. Singular pelo plural: O cidadão foi às ruas lutar pelos seus direitos. Concreto pelo abstrato: Natália, a melhor aluna da classe, tem ótima cabeça.
Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, quando entre ambas existe uma relação de proximidade de sentidos que permite essa troca. Ex.: O estádio aplaudiu o jogador. ... A substituição de uma palavra por outra se realiza principalmente destes modos: O autor pela obra: ler Machado de Assis.
Tipos de metonímia
A metalinguagem nada mais é do que a preocupação do emissor totalmente voltada ao próprio código que está sendo utilizado. ... Exemplo de metalinguagem: um quadrinho em que um personagem fala sobre o balão, forma característica da linguagem dos quadrinhos.
A comparação é uma figura de linguagem em que se percebe a analogia explícita entre dois ou mais termos, pois está sempre acompanhada de uma conjunção ou locução conjuntiva comparativa. A comparação é feita entre dois ou mais elementos. Veja os exemplos a seguir: ... (Comparação entre o amor por Pedro e por Micaela.)
Metonímia é figura de linguagem do grupo das figuras de palavras ou tropos, quando há o emprego do sentido figurado da palavra. Acontece metonímia quando há substituição lógica de uma palavra por outra semelhante, mas mantendo uma relação de proximidade entre o sentido de um termo e o sentido do termo que o substitui.
A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns: ... risada gostosa (audição + paladar) cheiro azedo (olfato + paladar)
Metonímia é figura de linguagem do grupo das figuras de palavras ou tropos, quando há o emprego do sentido figurado da palavra. Acontece metonímia quando há substituição lógica de uma palavra por outra semelhante, mas mantendo uma relação de proximidade entre o sentido de um termo e o sentido do termo que o substitui.
Los tipos de metonimia se establecen a partir del tipo de relación que hay entre los elementos: A estos tipos debemos agregarle los que hemos visto como sinécdoque, ya que como hemos dicho antes se consideran un tipo especial de metonimia. Vamos a ver ahora una lista de ejemplos de metonimia.
Mientras bajo la perspectiva metonímica se da dentro de un mismo dominio conceptual creado por un modelo cognitivo. En resumidas cuentas, tanto la metáfora como la metonimia se utilizan para hacer comparaciones de unos conceptos a partir de otros.
La contigüidad de la metonimia puede manifestarse de varios modos, entre los que figuran causalidad, procedencia, pertenencia, sucesión y sinécdoque. Ejemplos de metonimia. Obra-autor: Los Picassos se venden por mucho dinero. (Cuadros pintados por Picasso) Procedencia: Yo voy a tomar un Rioja. (Un vino de la región Rioja)
Qual aplicativo Os Youtubers usam para gravar seus vídeos?
O que é concentração em título?
Qual programa abre arquivo ePub?
Onde o Incrível Hulk se passa?
Qual animal mais raro do Brasil?
Quem é o autor do livro A moreninha?
Como funciona o mapeamento VSM?
Porque forma bolhas na ventosa?
Quantos comprimidos de anticoncepcional corta a menstruação?
Quando H. pylori pode virar câncer?
Porque Aquário E o melhor signo?
Como editar um slide protegido?
Porque o processo fica sobrestado?
Quais as infecções mais comuns?
Quem são os herdeiros do falecido?
Como identificar o tipo de aço inox?