A microeconomia é o ramo da economia que analisa a economia em menor escala e lida com entidades específicas, como empresas, famílias e indivíduos. Já a macroeconomia analisa a economia em um sentido amplo, lidando com fatores que afetam a economia nacional, regional ou global como um todo.
A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.
Ela é a parte que busca entender características e comportamentos de consumidores e empresas e como eles se relacionam. A microeconomia mostra, por exemplo, fatores que influenciam os preços, o modo de consumo, a relação entre oferta e demanda e até mesmo as ações de marketing.
A Macroeconomia é uma ramificação da ciência econômica que visa estudar, medir e observar uma economia nacional ou regional como um todo. Esta ramificação é um dos dois pilares da economia, o segundo é a microeconomia, onde definiremos mais adiante.
A macroeconomia é um dos segmentos de estudo das ciências econômicas. Ela é responsável por analisar as questões do sistema econômico de determinada região ou país. As análises são realizadas a partir de variáveis como as taxas de desemprego, o PIB, a inflação, o poder de consumo da população.
32 curiosidades que você vai gostar
A macroeconomia inclui diversas variáveis importantes da economia, como pobreza, desigualdade, desemprego, preço, Produto Interno Bruto (PIB), importações, exportações, globalização, política monetária, questões sociais, políticas e econômicas, etc.
A melhor maneira de aprender macroeconomia é senão entender alguns princípios básicos. Primeiro, entenda que nem toda oferta cria sua própria demanda, nem muito menos toda demanda cria sua própria oferta.
Microeconomia é o estudo do comportamento econômico individual e particular, ignorando o conjunto geral da economia, mas focando apenas nos mercados específicos e nas ações de produtores e consumidores.
O objetivo do estudo de microeconomia é desenvolver a capacidade de analisar os resultados das interações entre agentes que agem estrategicamente, sejam os tomadores de decisão básicos do sistema econômico – empresas, famílias e indivíduos em setores específicos da economia –, seja de atores que atuam na esfera ...
A Microeconomia é a área que estuda o comportamento do econômico de cada grupo ou setor individualmente, como famílias, empresas, consumidores etc. Esse estudo permite analisar a tomada de decisão desses grupos, bem como sua relação com o uso dos recursos, preços, bens e serviços.
Definição de Microeconomia
Microeconomia é o ramo da economia que estuda o comportamento e desempenho das unidades individuais, ou seja, consumidores, famílias, indústrias e empresas. Assim, analisa as decisões que estas unidades tomam em relação à alocação de recursos e preços de bens e serviços.
Os tópicos analisados na Microeconomia são os seguintes: I – Teoria da Procura (Teoria do Consumidor e da Demanda de Mercado); II – Teoria da Oferta (Oferta Individual, que abrange a Teoria de Produção e a Teoria de Custos e Produção; Oferta de Mercado);
Ceteris Paribus é uma frase em latim que significa “tudo o mais constante”, ou seja, todas as outras variáveis mantidas constates.
A microeconomia estuda, analisa, interpreta e acompanha os fenómenos económicos à escala segmentada dos mercados e sectores, em matérias como os preços praticados, as estratégias seguidas, as tecnologias disponíveis, os requisitos da mão-de-obra ou os sistemas de produção dos agentes económicos integrados nesses ...
A microeconomia é aquela parte da teoria econômica que estuda o comportamento das unidades, tais como os consumidores, as indústrias e empresas e suas inter-relações.
A microeconomia é considerada um dos temas mais importantes e estudados dentro das ciências econômicas.
...
Podemos fazer um resumo desse tema nos seguintes tópicos:Análise dos consumidores;Análise da cadeia de produção;Atividade do consumidor dentro de mercados específicos;Formação de preços.
A Macroeconomia busca um ponto de vista geral, enquanto a Microeconomia, individual. Por isso, delimita seu objeto de estudo ao indivíduo, às famílias, ao comércio em escala reduzida. Deste modo, analisa como as decisões pessoais podem afetar o entorno econômico de maneira local e imediata.
Pressupostos Básicos da Análise Microeconômica
Para analisar um mercado específico, a microeconomia se vale da hipótese de que tudo o mais permanece constante (em latim, coeteris paribus). A análise microeconômica básica, para poder analisar um mercado isoladamente, supõe todos os demais mercados constantes.
A Microeconomia explica também as práticas de mercado, sendo estas divididas em: Monopólio, Monopsónio, Oligopólio, Oligopsônio, Concorrência perfeita e Concorrência monopolística.
Os principais objetivos da política macroeconômica são o crescimento do produto agregado, o baixo desemprego, a estabilidade de preços e o equilíbrio em transações externas.
Aumento da taxa de juros; Aumento do custo das importações; Desemprego; Aumento da especulação financeira.
A condição ceteris paribus é usada na economia para fazer uma análise de mercado da influência de um factor sobre outro, sem que as demais variáveis sofram alterações. Por exemplo: Um aumento de preço de um determinado produto causa uma redução na procura, "ceteris paribus".
O Ceteris Paribus se tornou um dos fundamentos mais importantes da Economia, pois através dele é possível avaliar o impacto de uma variável em detrimento de outras. Conforme explicado no começo desse texto no exemplo da oferta e procura ou da taxa de juros em detrimento da demanda de empréstimos.
A Lei da Demanda diz que quanto menor for o preço, maior a quantidade de consumidores procurando no mercado os produtos que desejam comprar; da mesma forma, quanto maior for o preço, menor a quantidade de consumidores procurando no mercado os produtos que desejam comprar.
A Economia é uma das principais ciências sociais que analisa o mercado num contexto organizacional, num âmbito interno (microeconomia) e externo (macroeconomia), pois se busca por produtos e serviços escassos para a satisfação das necessidades humanas que, muitas vezes, interfere no bolso dos produtores e consumidores.
O que é uma pessoa humilde simples?
Como saber o valor que vou receber de Seguro-desemprego?
Como se escreve 2000 em algarismo romano?
Quais cristais não podem tomar sol?
Como demonstrar o amor à distância?
O que é eletrônica analógica e digital?
Como saber se o microfone do meu notebook está funcionando?
O que acontece se não usarmos óculos?
O que é bom para pé rachado com bicarbonato?
O que significa a gíria marcha é boa?
Qual aplicativo usar para programar?
Como usar incenso para proteção?
Qual a palavra primitiva que sofreu derivação para infelizmente?