A galáxia em que vivemos tem uma forma bem distinta da que se pensava. Cientistas costumavam descrever a Via Láctea como uma espiral plana com cerca de 250 bilhões de estrelas. O Sol e os planetas que orbitam ao seu redor, incluindo a Terra, ocupam um espaço pequeno em um dos braços menores dessa espiral.
O universo tem aproximadamente 100 bilhões de galáxias. Vivemos na galáxia denominada de Via Láctea, onde está o sistema solar.
Via Láctea: é a galáxia em que está localizado o Sistema Solar e, portanto, onde vivemos. Sua forma corresponde a uma espiral barrada, com um núcleo brilhante e barras estelares de onde se projetam os seus braços.
As galáxias são grandes estruturas formadas por inúmeros corpos celestes, como estrelas e planetas, além de poeira e gás cósmico. Esses elementos, por meio da ação da gravidade, permanecem em um mesmo agrupamento, formando, assim, grandes estruturas.
Nós vivemos no planeta Terra, em uma camada chamada “crosta terrestre”.
44 curiosidades que você vai gostar
O Universo atualmente conhecido tem um raio de cerca de 20 bilhões de anos-luz, contendo cerca de 100 bilhões de galáxias, incluindo a Nossa Galáxia, também chamada de Via-Láctea. Admite-se uma idade de cerca de 20 bilhões de anos para o Universo.
O universo possui bilhões de galáxias, compostas por planetas, asteroides, estrelas, cometas, satélites naturais, poeira cósmica, entre outros corpos celestes. Existe uma grande quantidade de estrelas no universo, com diferentes tamanhos.
Um filamento galáctico com aproximadamente 10 bilhões de anos-luz (3 Gigaparsecs) em sua maior dimensão, por 7,2 bilhões de anos-luz (2,2 Gigaparsecs) na outra. É um pouco maior que a Lua. Tem 1/3 do tamanho da Terra.
Mas se a massa for suficiente para deter a expansão, terá lugar o Big Crunch ou, o que é o mesmo, o Universo, forçado pela grande quantidade de massa, começará a comprimir-se até que, dentro de uns 20 bilhões de anos, acabe por colapsar em uma singularidade, algo parecido ao Big Bang, mas ao inverso ("Big Crunch").
Em suma, corpo celeste é todo e qualquer astro no espaço sideral. Existem inúmeros corpos celestes, porém os principais são: asteroides, cometas, estrelas, meteoroides, planetas e satélites.
Esse ambiente constitui-se de um vácuo parcial contendo baixa densidade de partículas, predominantemente plasma de hidrogênio e hélio, além de radiação eletromagnética, campos magnéticos, neutrinos, poeira interestelar e raios cósmicos.
Ao infinito e além
"Se o universo é perfeitamente plano geometricamente, então ele pode ser infinito. Se for curvo, como a superfície da Terra, então seu volume é finito", afirma o PhD em Física. As medições atuais indicam que o universo é quase perfeitamente plano.
Depois de milhões de cálculos malucos, a conclusão foi a seguinte: se a densidade do Universo for menor do que 0,00188 g/cm3, ele é infinito. Como não dá para medir (nem pesar) o Universo inteiro, os astrônomos calcularam a densidade de partes conhecidas e a assumiram como representação de todo o espaço.
A expansão do Universo fará com que todas as galáxias além do antigo Grupo Local da Via Láctea desapareçam além do Horizonte de Luz Cósmico, as removendo do Universo Observável. Todas as galáxias c. 47 do Grupo Local coalescerão numa única galáxia.
Na verdade, dentro de um infinito cabe até outro infinito, mas não qualquer outro infinito. Se o parágrafo acima soou estranho, este texto é para você. Nele, vamos falar do finito e do infinito. No fim de tudo, você entenderá melhor que o mundo do infinito tem mais espaço do que se consegue imaginar.
Se você definir a fronteira do universo como o objeto mais distante que poderíamos alcançar se começássemos nossa jornada agora, então o limite atual é uma mera distância de 18 bilhões de anos-luz, abrangendo apenas 6% do volume do universo observável.
78 bilhões de anos-luz.
Esta é o limite mínimo para o tamanho de todo o universo, baseado na distância atual estimada entre pontos que podemos ver a lados opostos da radiação cósmica de fundo; logo, representa o diâmetro do espaço formado pela radiação cósmica de fundo.
O vácuo ideal seria uma região do espaço sem qualquer presença de matéria, como moléculas, átomos, prótons, nêutrons ou elétrons. No entanto, não existe qualquer região no Universo que apresente vácuo perfeito, já que sempre haverá átomos e outras partículas ocupando o espaço.
A Terra gira em torno do Sol porque continua mantendo o movimento da nuvem de partículas que a formou e porque tem uma órbita estável, graças ao equilíbrio existente entre sua velocidade e a força gravitacional exercida sobre ela pelo sol.
É tudo por causa da gravidade, uma força que atrai todos os objetos para o centro do planeta. A gravidade é uma espécie de cola invisível que nos mantém grudados à Terra. Quem descobriu essa força fundamental da natureza foi o cientista inglês Isaac Newton, 330 anos atrás.
Os principais dos inúmeros corpos celestes existentes são: asteroides, cometas, estrelas, meteoroides, planetas e satélites.
O universo é um lugar incrivelmente grande, e nós provavelmente nunca seremos capazes de conhecer todas as galáxias que há nele. Então é provável que não saibamos qual é a maior galáxia que há no Universo, mas em vez disso, sabemos a maior galáxia que já foi descoberta no Universo.
O ar que se encontra acima da Terra faz pressão para baixo o tempo todo. Isso é chamado de pressão atmosférica. Por causa dessa pressão, o ar tenta preencher qualquer espaço. Contudo, no espaço sideral, não existe ar e há poucas partículas; por isso, pode-se dizer que o espaço sideral é um vácuo gigante.
A colisão abriria uma pequena bolha de espaço interdimensional no qual as leis da física são diferentes das nossas, levanto a um evento conhecido como falso vácuo. Na física quântica, o falso vácuo implica que, se o espaço interdimensional for grande o suficiente, estamos ferrados.
O que é o exercício anaeróbico?
O que leva uma pessoa a pensar na morte?
Qual foi o primeiro animal a ir para o espaço?
Qual o país que mais recicla plástico no mundo?
Quando começa o calor em São Paulo?
Quantos pontos tem Paul George?
Como é o funcionamento do protocolo NAT?
O que é a frequência de ressonância de Schumann?
Como consultar o IPVA 2021 do veículo?
Quem são os alimentos industrializados?
Quem foi o homem mais inteligente que já existiu?
Qual o valor da taxa de embarque para a Argentina?
Que tipo são as pessoas que gostam de flores?
Como calcular peso de bezerro?
Para que serve o algodão no hospital?
Quais são as principais consequências dos problemas ambientais da Oceania?