Vamos à sua estrutura padrão para ficar tudo mais fácil: Assim, quando um verbo ou um nome exigir a preposição “a” e o substantivo posterior admitir artigo “a”, haverá crase. Além disso, se houver a preposição “a” seguida dos pronomes “aquele”, “aquela”, “aquilo”, “a” (=aquela) e “a qual”; ocorrerá crase.
A crase deve ser usada nos seguintes casos:
A crase é o sinal gráfico (`) utilizado para indicar a fusão de duas letras A. Em geral, essa fusão acontece quando, em uma mesma frase, você precisa utilizar a preposição A (pedida depois de alguns verbos transitivos indiretos ou adjetivos) e o artigo A, que precede palavras femininas.
Crase no início de frase Não há regras que impeçam o uso de crase no início de frases. Por isso, a atenção ao seu uso é apenas nas regras de aplicação gerais do acento grave.
Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.
Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
Todas as três condições precisam ser satisfeitas, ou não teremos o fenômeno da crase. Seu papel, então, é olhar para uma frase, identificar os termos anterior e posterior e aplicar essas três condições.
Com origem na Grécia, a palavra crase significa mistura ou fusão. Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes.
# Em locuções adverbiais formadas por palavras repetidas, não há ocorrência da crase. Ela ficou frente a frente com o agressor. # Antes de vocábulos masculinos. As produções escritas a lápis não serão corrigidas. Esta caneta pertence a Pedro. # Antes de verbos no infinitivo. Ele estava a cantar quando seu pai apareceu repentinamente.
Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes. Sempre que houver a fusão desses elementos, o fenômeno será indicado por intermédio da presença do acento grave, também chamado de acento indicador de crase.
Quais as formas de se pegar hepatite?
Quais são os fenômenos estudados pela óptica geométrica?
Quais os incisos mais importante do artigo 5?
O que significa velocidade de sedimentação?
Quais os pássaros mais lindos do mundo?
Quais são os benefícios da reflexologia podal?
Quantas gotas tem 1 ml de xarope?
Quais são as três principais matrizes energéticas no Brasil?
Qual é o solo adequado para o plantio da Cana-de-açúcar?
Em qual laço de repetição seu conteúdo é executado pelo menos uma vez?
O que falar sobre Educação Especial?
Quais são os valores olímpicos e paraolímpicos?
Quanto tempo demora para o álcool não aparecer no bafometro?
O que quer dizer a frase a água está fervendo?