Na língua portuguesa, há dois gêneros: masculino e feminino.
Os nomes terminados em –u tomam no feminino a terminação –a. Os nomes terminados em –eu formam geralmente o feminino mudando o –eu em –eia. Os nomes mau e réu perdem o u para formar o feminino, tomando o a de mau acento agudo.
Os nomes terminados em –eu formam geralmente o feminino mudando o –eu em –eia. Os nomes mau e réu perdem o u para formar o feminino, tomando o a de mau acento agudo. Judeu e sandeu mudam –eu em –ia, e ilhéu muda –éu em –oa.
São substantivos que indicam o masculino e o feminino por meio de radicais diferentes. Alguns substantivos variam o significado de conformidade com a flexão masculina ou feminina. Exemplos: o águia (o espertalhão) a águia (ave de rapina); o cabeça (o chefe) a cabeça (parte do corpo); o moral (a coragem) a moral (a ética) etc.
As convenções sociais criaram substantivos femininos particulares que nem sempre são unânimes na Língua Portuguesa, contudo já se aceita a distinção como, por exemplo: cônsul (senhora que dirige o consulado) consulesa (esposa do cônsul); embaixadora (senhora que dirige uma embaixada) embaixatriz (esposa do embaixador).
Utilizadas na Linguagem Forense. O gênero dos substantivos divide-se em dois grupos: masculino e feminino. Considera-se substantivo masculino aquela palavra que aceita os artigos o ou os na frente. Por sua vez, o substantivo feminino aceita os artigos a ou as também antepostos.
Exemplos: o algoz, o apóstolo, o carrasco; o cônjuge, a criança, o monstro, a pessoa, a testemunha, a vítima etc.; São os substantivos que indicam certos animais, conservando a mesma forma para o macho e para a fêmea.
Como identificar sinais na IQ Option?
Quais os benefícios do suco de couve com brócolis?
Como jogar com Shao Kahn no Mortal Kombat 2?
Como desbloquear o cartão de crédito do Banco do Brasil?
Como armazenar livros em apartamento pequeno?
Como organizar seus estudos da faculdade?
Como liberar portas Firewall do Windows?
Como liberar espaço notebook Multilaser?
Como organizar o setor de licitação?