Lagarta das folhas (Spodoptera eridania): a lagarta possui até 04 cm e coloração cinza. Na lateral possui desenho de triângulos que apontam para a linha central. Inicialmente apenas raspam a superfície das folhas, porém, o dano vai se agravando até a fase onde se alimentam das vagens e grãos.
Lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis) As lagartas menores possuem coloração verde e podem ser confundidas com a lagarta-falsa-medideira, pois também costumam medir palmos. Lagartas maiores, com cerca de 1,5 cm de comprimento, podem ter coloração tanto esverdeadas como amarronzadas.
“No caso de separar a Heliothis da Helicoverpa é muito fácil: basta olhar na inserção da base dos pelos, no quarto segmento da lagarta. Se houver espinho na base do pelo, é a Heliothis virescens. Se não tiver espinho na base do pelo, será Helicoverpa: Helicoverpa zea ou Helicoverpa armigera”, explica o pesquisador.
A falsa-medideira também é uma das principais lagartas desfolhadoras da cultura da soja. São chamadas assim porque andam em movimentos do tipo “mede-palmo”. Apresentam coloração verde clara e listras longitudinais esbranquiçadas com pontuações pretas no dorso.
Spodoptera frugiperda
O nível de controle da praga na cultura do milho no Brasil é de 0,8 percevejo/m-2 para as fases iniciais de desenvolvimento da cultura (Duarte et al., 2015). Os ovos possuem coloração verde-clara, e conforme amadurecem vão escurecendo. As ninfas possuem coloração marrom-acinzentada na região dorsal e verde no abdômen.
Após a eclosão das lagartas, na fase inicial elas são claras, tornando-se pardo-escuras a esverdeadas, até quase pretas. Nos primeiros ínstares as lagartas raspam as folhas, nos seguintes causam maior desfolha, pois, a lagarta pode chegar a 50 mm de comprimento. O ciclo do inseto dura em torno de 30 dias.
Assim, se houver espinhos na base do pelo a espécie considerada é Heliothis virescens. Se não houver espinho, será considerada do gênero Heliothinae, representado por Helicoverpa spp., Helicoverpa zea ou Helicoverpa armigera.
Em locais com alta probabilidade de ocorrência do inseto, o controle da lagarta-elasmo pode ser realizado através do tratamento de sementes com inseticidas ou aplicação de inseticidas no sulco de semeadura. O tratamento de sementes é mais eficiente, prático e de menor custo.
Estas lagartas são comumente denominadas de falsas-medideiras pelo hábito de se locomoverem dobrando o corpo como que se medindo palmos, em decorrência de apresentarem apenas dois pares de falsas pernas na região abdominal e um na região caudal.
Como sair de um projeto no GitHub?
Como tirar o impermeabilizante das mãos?
Como sair do jogo GTA 5 no PC?
O que fazer para desinchar a boca depois de extrair dente?
Como sair do efeito platô na dieta Cetogenica?
O que dá para fazer com ora-pro-nóbis?
Como diluir massa corrida para fazer textura?
Como fazer a couve sem perder os nutrientes?
Como preparar a Sexta-feira Santa?
O que usar na preparação de pele?
Como recuperar registro de chamadas do WhatsApp?
Como é feita a conserva de azeitona?
Como alterar a senha do cartão alelo mobilidade?
Como recuperar senha e E-mail educar?