A referência faz menção ao termo que refere a outro termo. Por exemplo quando digo" maçã", temos o termo maça, mas quando me refiro a "esta maça" tenho um termo referente que é "esta." O estudo da referência está nos campos da semântica, pragmática e linguística textual.
O termo referência se aplica à associação que nomes e expressões linguísticas contraem com entidades do mundo extralinguístico. ... Na medida em que a significação dos nomes e expressões permite a referência ao mundo, a particularização do referente é relativa ao uso da língua pelo falante.
Referentes é o plural de referente. O mesmo que: alusivos, relativos.
Referentes, pois o objeto direto da oração é Mandados, sendo assim, a concordância pede que a palavra referente seja colocada no plural, mais ma coisa: eu colocaria uma vírgula após o verbo encaminhamos e uma vírgula após a palavra intimação, assim fica mais nítido a presença do sujeito (nós).
Referente é um adjetivo que estabelece regência nominal com a preposição a. É, assim, obrigatória a presença da preposição a depois do adjetivo referente. Referente a indica algo que se refere a ou que diz respeito a algo ou alguém, sendo sinônimo de relativo a e respeitante.
Significado de Referente adjetivo Relativo; que diz respeito a alguém ou a alguma coisa: panfleto referente ao concurso.
Característica daquilo que faz menção a alguma coisa, ou seja, daquilo que se refere, que diz respeito ou que é relativo à algo. Exemplo de uso da palavra Referentes: Aqueles papeis são referentes à compra da casa.
referente - adjetivo
Masculino | Feminino | |
---|---|---|
Singular | referente | referente |
Plural | referentes | referentes |
Referentes é o plural de referente. O mesmo que: alusivos, relativos.
adjetivo Relativo; que diz respeito a alguém ou a alguma coisa: panfleto referente ao concurso. substantivo masculino [Linguística] Elemento do contexto extralinguístico, real ou abstrato, ao qual o signo linguístico faz referência, num contexto sociocultural ou discursivo. Etimologia (origem da palavra referente).
Os referentes tendem, portanto, a variar em função das pessoas que falam e dos contextos em que falam. Referência pode ser sinónimo de referente , mas também designa a propriedade de as expressões linguísticas identificarem coisas, animais e pessoas do mundo extralinguístico.
Referência pode ser sinónimo de referente, mas também designa a propriedade de as expressões linguísticas identificarem coisas, animais e pessoas do mundo extralinguístico. O facto de alguém, em dado momento, identificar uma maçã como «esta maçã» constitui um fenómeno de referência.
Para identificar esse tipo de objeto, é bem simples: Identifique o sujeito e o verbo da oração. Se o sujeito e o verbo conseguem obter a resposta para “o que” com o restante da frase, temos um objeto direto. Veja alguns exemplos para facilitar:
Como preparar o chá de revelação?
Como tirar os parágrafos de um texto?
O que são e como os ODS Diferenciam-se dos ODM?
Pode comer o palmito da bananeira?
Como guardar Bolsa Retornavel?
Como agendar no Vapt Vupt Goiânia?
Como foi que os magos souberam do nascimento de Jesus?
Onde ocorre a filtragem do sangue?
Como limpar metais dourados Deca?
Como era o governo dos Manicongos?
Como os povos maias expressavam suas ideias?
Como higienizar um aquário novo?
Como os Micenicos estavam organizados?
Como limpar piso de pedra São Tomé?
Como são organizados os microtúbulos?
É um exemplo de protozoário que se locomovem por flagelos?