Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis são os heterônimos de Fernando Pessoa, um dos maiores escritores da literatura em língua portuguesa. Fernando Pessoa nasceu no dia 13 de junho de 1888, na cidade de Lisboa, Portugal. Levou uma vida anônima e solitária e morreu em 1935, vítima de uma cirrose hepática.
[ Literatura ] Nome e personagem inventados por um autor para assinar obras com estilos literários diferentes (ex.: o escritor Fernando Pessoa criou dezenas de heterónimos mas os mais famosos são Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e Ricardo Reis).
Os heterônimos foram concebidos como seres diferentes de seu autor, pois Fernando Pessoa não apenas assinou poemas com nomes fictícios, mas criou, junto com cada nome, uma personalidade humana e poética com biografia e visão do mundo específica.
Ortónimo é termo que usado para referir a autoria dos poemas, textos, obras publicadas e assinadas por Fernando Pessoa. Foi o próprio quem o explicou assim na tábua bibliográfica publicada no número 17 da revista Presença, em 1928.
modernista
Movimento Literário Fernando Pessoa pode ser classificado como modernista, já que foi um dos autores que introduziu o movimento em Portugal. Junto com escritores como Mário de Sá Carneiro, Luís de Montalvor e Ronald de Carvalho, Pessoa publicou a revista “Orpheu” em 1915, dando início ao modernismo no país.
Heteronímia (héteros = diferente; + ónoma = nome) é o estudo dos heterônimos, isto é, estudo de autores fictícios (ou pseudo-autores) que possuem personalidade. ... O criador do heterônimo é chamado de "ortônimo". Sendo assim, quando o autor assume outras personalidades como se fossem pessoas reais.
Na literatura brasileira contemporânea existem duas referências de uso de heterônimos: Bruno Tolentino - com o seu alter-ego Sóror Katharina - e Raimundo de Moraes, que assina seus poemas através dos personagens Aymmar Rodríguez e Semíramis.
Os heterónimos mais conhecidos são aqueles que Pessoa apresentou ainda durante a sua vida, publicando algumas suas obras, e são os mais estruturados.
Ora, são questões literárias, licenças poéticas que aumentam nosso interesse por esse incrível universo das letras. Bom, para você entender melhor as diferenças entre a heteronímia e a pseudonímia, o sítio de Português vai mostrar quais são as particularidades desses dois interessantíssimos fenômenos.
Se você gosta de ler, provavelmente já ouviu os termos “pseudônimo” e “heterônimo”, não é mesmo?
Como montar home office em apartamento?
Como usar a função menor no Excel?
Como fazer iluminação para fotos de roupas?
Como usar o desodorizador do microondas?
Qual o lucro que dá para tirar em um ferro velho?
Como a hipnose ajuda no emagrecimento?
Como fazer um fichamento analítico?
Como usar a fórmula cont valores no Excel?
Como é preparado o hambúrguer?
Como usar o count no SQL Server?
Porque o homem olha para outras?
Como se chama as letras desenhadas?
Como é chamada a reta que fica na vertical?
Qual o jeito certo de fazer bife à milanesa que não solte a casquinha?
Quais são as guias que compõem o Excel?
Como pagar contas pelo aplicativo do Banco do Brasil?