O diagnóstico baseia-se no eletrocardiograma (ECG), em medições de biomarcadores cardíacos, exames de imagem do coração e biópsia do músculo cardíaco. O tratamento depende da causa e inclui medicamentos para tratar insuficiência cardíaca e arritmias e, raramente, cirurgia.
Recomenda-se tomar a vacina da gripe anualmente e manter todo o resto do calendário de vacinação em dia. Como as viroses são a maior causa da miocardite, evitá-las é o melhor jeito de prevenir a doença. No caso de atletas, parar os treinos durante viroses e outras doenças e diminuir o ritmo nas semanas posteriores.
O tempo de duração de uma miocardite depende da causa da inflamação e do estado geral de saúde do paciente. Em 50% das vezes, a sua resolução é espontânea e ocorre após 2 a 4 semanas.
Como é feito o diagnóstico Além disso, normalmente são solicitados alguns exames laboratoriais para verificar o funcionamento do coração e a possibilidade de infecção, como VSH, dosagem de PCR, leucograma e concentração dos marcadores cardíacos, como CK-MB e Troponina.
Muitas vezes, a miocardite melhora sozinha sem tratamento com recuperação completa. Às vezes, o tratamento da causa subjacente (como infecções bacterianas) pode levar à recuperação completa (por exemplo, após os antibióticos).
Miocardite é o nome dado à inflamação do músculo do coração, chamado de miocárdio. Existem dezenas de causas de miocardite, incluindo infecções por vírus, bactérias, protozoários ou fungos, medicamentos, doenças auto-imunes, consumo exagerado de álcool, consumo de cocaína, etc.
Etiologias. Um amplo espectro de agentes infecciosos pode causar miocardite, incluindo vírus, bactérias, Chlamydia, Rickettsia, fungos e protozoários, bem como reações tóxicas e de hipersensibilidade. Os vírus são os agentes infecciosos mais frequentemente descritos em relatos de miocardite aguda.
As principais consequências da miocardite são a falência do bomba cardíaca, ou seja, redução da capacidade do coração de bombear o sangue, e o surgimento de arritmias cardíacas.
Em alguns casos, a miocardite se apresenta de forma fulminante, provocando um quadro súbito e grave de insuficiência cardíaca, o que leva o paciente rapidamente a um estado choque circulatório. Se o atendimento médico não for rápido, o paciente evolui para o óbito.
Os pacientes com miocardite aguda podem se manifestar com 2 subtipos de manifestação chamados miocardite aguda e miocardite fulminante. O aparecimento e o início dos sintomas não costuma ser claro.
Nas formas subagudas da miocardite, o paciente pode evoluir para miocardiopatia dilatada, que é uma forma irreversível de dilatação do coração. A contrário da forma fulminante, a forma subaguda pode não levar à morte rapidamente, mas o risco de lesão permanente do coração é maior.
A miocardite pode ser acompanhada por pericardite. que é uma inflamação da membrana que cobre o coração ( pericárdio ). Pericardite pode causar dores afiadas no centro do peito. Em casos moderados, miocardite não produz nenhum sintoma notável.
Quais são os cursos da Fundação Bradesco?
Quando e onde surgiram os blocos carnavalescos?
Como vai ser o julgamento de Deus?
O que é julgamento em segunda instância?
Como são organizados os sistemas ofensivos no handebol?
Como melhorar o ambiente de trabalho na enfermagem?
Como são filhos de Maria Padilha das Almas?
O que se entende por xenofobia?
Quais são os exercícios aeróbicos e anaeróbicos?
Como funciona o laser para remover tatuagem?
Qual é o sufixo de normalmente?
Qual o elemento químico mais antigo?
Quais são as formas de imunização?