Escalas musicais são sequências ordenadas de notas. Por exemplo: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó… repetindo esse ciclo. Nessa escala, começou-se com a nota dó e foi-se seguindo uma sequência bem definida de intervalos até o retorno para a nota dó novamente.
Atente-se às notas usadas na música e tente identificar as notas da escala maior ou menor. As escalas maior e menor usam as mesmas notas, mas começando em pontos diferentes. Se puder visualizar partes delas contidas na música, você conseguirá identificar de qual escala se trata.
Para cada nota da escala, o acorde respectivo será formado utilizando o primeiro, o terceiro e o quinto graus (contados a partir dessa nota, em cima dessa mesma escala). Vamos começar com a nota C. O primeiro grau é o próprio C. O terceiro grau, contando a partir de C, é E.
Vale lembrar que a Armadura de Clave, sempre informará a Tonalidade Maior, para saber o seu relativo menor, ou seja, o Tom menor que tem os mesmos acidentes, você deve contar a partir da Tonica até o seu VI° (sexto grau). No caso do Lá Maior, seu relativo, ou seja, seu sexto grau é o Fá# sustenido menor.
Para conseguirmos visualizar uma escala diatônica na prática, é só você tomar como base o braço de um instrumento de trastes como o violão, ou olhar a escala musical no piano ou teclado. No caso de um violão, a distância entre uma casa e outra corresponde a ½ tom, e a distância entre duas casas equivale a 1 tom.
15 curiosidades que você vai gostar
Onde T é Tom e ST é Semitom. Lembrando que ST é a menor distância entre duas notas, por exemplo, de Dó a Dó# ou de Mi pra Fá. E o Tom é formado por dois Semitons, por exemplo, de Dó a Ré ou de Si pra Dó#. Para ser uma escala maior ela deve necessariamente seguir essa fórmula de tons e semitons.
Tonalidade menor então é aquela que encontra entre a fundamental e o terceiro grau, em primeira análise, um intervalo de um tom e um semitom, enquanto o modelo maior possui dois tons entre fundamental e terceiro grau.
Um acorde maior será sempre formado por Tônica, Terça Maior e Quinta Justa. Já o acorde menor possui a mesma tônica e quinta que o maior, e o que muda será a terça. Portanto, um acorde menor será sempre formado por Tônica, Terça Menor e Quinta Justa. Existem também os acordes chamados de diminutos.
Como descobrir o campo harmônico de uma música?Dó - > Mi - Sol - formando um Dó Maior C;Ré - > Fá - Lá - formando um Ré menor Dm;Mi - > Sol - Si - formando um Mi menor Em;Fá - > Lá - Dó - formando um Fá Maior F;Sol - > Si - Ré - formando um Sol Maior G;Lá - > Dó - Mi - formando um Lá menor Am;
Como chama o copo de tomar tereré?
Quanto tempo demora para aumentar limite Santander?
O que dá para fazer com 300 megas de internet?
O que fazer para o gelo não derreter na caixa de isopor?
Qual é a soma dos números pares compreendidos entre 1 é 201?
Quais são as funções psicomotoras?
Quais são os meios mais comuns de transmissão de sinais mais usados em rede?
Quanto custa o excesso de bagagem na Passaredo?
Por que o Brasil é um país violento?
Quais são os 5 países que mais usam agrotóxicos no mundo?
Como se chama uma pessoa muito esperta?
O que é bom para os nervos inflamados?
Como elaborar um parecer técnico?
O que a Bíblia diz sobre escutar?
Como depositar um cheque ao portador?
Quem tem mancha no rosto pode usar vitamina C?