Quais os sintomas do botulismo no bebê
botulismo infantil é uma infecção potencialmente fatal que provoca fraqueza muscular. Ele se desenvolve em bebês que ingerem alimentos contendo esporos da bactéria Clostridium botulinum.
É uma doença bacteriana rara, que entra no organismo por meio de machucados ou pela ingestão de alimentos contaminados, principalmente os enlatados e os que não têm preservação adequada. A doença pode levar à morte por paralisia da musculatura respiratória.
O diagnóstico laboratorial é baseado na análise de amostras clínicas e de amostras bromatológicas (casos de Botulismo alimentar). Os exames laboratoriais podem ser realizados por várias técnicas, sendo a mais comum a detecção da toxina botulínica por meio de bioensaio em camundongos.
O botulismo infantil resulta da ingestão de esporos de Clostridium botulinum, de sua colonização no intestino grosso e da produção de toxinas in vivo. Os sintomas são constipação inicial seguida de paralisia neuromuscular. O diagnóstico é clínico e por identificação laboratorial da toxina ou dos organismos nas fezes.
O primeiro passo para o diagnóstico assertivo do botulismo, é a realização de uma anamnese robusta na propriedade: Avaliar além dos sintomas do caso clínico apresentado, também, possíveis fontes de contaminação, em reservatórios de água e alimentos destinados aos animais por exemplo.
Paralisia flácida nos músculos (nervos acometidos). Efeito protetor do alimento na acidez gástrica. Maior absorção da toxina → intestino delgado. O dano na membrana pré-sináptica é permanente.
Os sintomas iniciais do botulismo no bebê são semelhantes ao da gripe, no entanto são seguidos pela paralisia dos nervos e músculos da face e da cabeça, que posteriormente evolui para os braços, pernas e músculos respiratórios. Assim, o bebê pode apresentar: Prisão de ventre.
A classificação médica do botulismo é feita de acordo com a sua origem. O botulismo de origem alimentar é resultante da ingestão de alimentos contaminados. O decorrente de uma ferida é resultante de uma ferida contaminada. O botulismo do lactente também é decorrente da ingestão de alimentos contaminados e afeta lactentes.
Como exemplo de alimentos comerciais associados a casos ou a surtos de botulismo podem referir-se, entre outros, o queijo Mascarpone, o iogurte com puré de avelã, o azeite com alho, o queijo enlatado, e a conserva de salmão. O mel tem estado associado a casos de botulismo infantil em crianças com idade inferior a 1 ano.
O diagnóstico de botulismo devido a uma ferida é confirmado quando a toxina é encontrada no sangue ou quando uma cultura de amostra de tecido da ferida é positiva para a bactéria. A identificação da bactéria ou de sua toxina em uma amostra das fezes do lactente confirma o diagnóstico do botulismo do lactente.
Qual a melhor sequência de treino na academia?
Quantas horas um enfermeiro pode trabalhar por dia?
O que é conjunção subordinativa causal?
Qual a temperatura de um arco elétrico?
Quantas espécies de aranha existe?
Quem está tentando engravidar pode tomar albendazol?
Pode usar mais de um cupom na Shopee?
O que pode substituir a palavra para?
O que é uma infecção purulenta?
Qual a importância dos grupos sociais para o ser humano?
Quanto custa em média conta de luz?
Como aumentar bactérias boas no intestino?