Ouça em voz altaPausarArbusto ou árvore pequena, ca. 7m de altura, caule tortuoso e casca pardo-vermelho-escura, muito fendida. Folhas alternas, alado-pecioladas, compostas, com três a cinco folíolos sésseis, oblongo-espatulados, coriáceos, glabros. Flores verde-amareladas, pequenas, pubescentes, dispostas em panículas.
Ouça em voz altaPausarCaule tortuoso, com casca fina, áspera e de coloração acinzentada. Folhas alternas, compostas, imparipinadas, com pecíolo alado, com 3 a 5 folíolos, oblongos a oblongos-lanceolados, ápice agudo, base afilada, membranáceos, bordos liso, nervura central proeminente em ambas as faces e com cheiro característico de manga.
Ouça em voz altaPausarO desenvolvimento da planta no campo e rápido, alcançando facilmente 3 metros em 2 anos. Frutos: frutos são drupas globosas e de coloração vermelha.
Ouça em voz altaPausarPlanta da família Anacardiaceae atinge 5 m a 10 m de altura, com tronco revesti- do por casca grossa de 30 cm a 60 cm de diâmetro. É popularmente conhecida pelos nomes de aroeirinha, aroeira-mansa, aroeira-vermelha e aroeira-pimenteira.
Ouça em voz altaPausarAs folhas, quando maduras, servem como forrageiras, e a resina exsudada dos troncos é utilizada no preparo da goma arábica. A madeira serve para obras externas, mourões, vigas, construções rurais, estacas, dormentes e carvão de elevado poder calorífico.
Ouça em voz altaPausarEm pessoas sensibilizadas aos alquil-fenóis (que são substâncias causadores de dermatite alérgica em pessoas sensíveis) ao passar próximo ou sentar-se à sombra desta aroeira, podem apresentar uma dermatite de contato caracterizada por vermelhidão, coceira e até bolhas durante vários dias.
Aroeira, arbusto modesto, excepto em largura; o lentisco ou aroeira, encontra-se frequentemente nas terras do centro e sul de Portugal. Raramente ultrapassa os 5 metros de altura por outros tantos de largura.
A identificação de uma espécie de árvore pode ser relativamente simples em alguns casos mais comuns ou em que apenas um elemento (flor, fruto, semente, etc) define a espécie. Entretanto, na maioria dos casos a boa identificação é mais difícil, mesmo tendo-se observado mais de um dos elementos.
A aroeira-mansa é uma árvore bastante interessante para arborização urbana. Seu porte médio e a frutificação ornamental, aliados à rusticidade da planta, fazem com que ela seja uma excelente escolha para o paisagismo, prestando-se como arvoreta e cerca-viva. Ela também é indicada para reflorestamento de áreas degradas, pois é uma árvore pioneira.
A aroeira ocorre no contorno da região mediterrânica. Na península Ibérica é frequente em toda a zona mediterrânica, especialmente na metade sul, evitando as regiões continentais mais frias e com presença de geadas.
O que é preciso para ser assistente jurídico?
Como pedir licença por interesses particulares?
O que fazer quando a seta do teclado trava?
Quais os requisitos legais para o usucapião familiar?
Como colocar colunas lado a lado na tabela dinâmica?
Qual o recurso cabível em revisão criminal?
Como enviar o SPED Contábil quando no ano houver mudança de contador?
Qual a Biz que não precisa de habilitação?
Onde está a imagem de Nossa Senhora Aparecida?
Pode pescar com vara na piracema?
Qual o aplicativo que faz montagem de fotos?
Quanto vale a Microsoft no mercado?
O que é matéria e como são classificadas?
Porque desvio de septo reprova na PM?
Qual a situação que remete a uma ocorrência de emergência?