Esta hortaliça dura bastante tempo na geladeira. Guarde o repolho inteiro; as folhas externas acabam protegendo as mais internas. Caso tenha utilizado apenas a metade, embale o restante com filme ou guarde dentro de um saco plástico na geladeira.
Caso especial - repolho e acelga: Em vez de lavar todo o maço, descarte as duas folhas mais externas. Como as folhas são muito juntinhas, é melhor lavar depois de cortado antes de usar. Se for cozinhar, corte e lave apenas com água.
Lave o repolho e retire as folhas murchas, corte ao meio e em seguida corte o “talo” com a ponta de uma faca afiada. Vire o repolho com a parte externa que esta exposta para baixo e corte novamente ao meio, seguindo o sentido do comprimento.
Para cada litro de água, é indicado usar uma colher de água sanitária e deixar de molho por 15 minutos. Em seguida, é preciso enxaguar novamente em água corrente. “A água corrente faz com que resíduos de terra, ovos de insetos e lagartas se desprendam das folhas e dos alimentos", alerta Luciana.
Para isso, deve-se pegar uma bacia e misturar uma colher de sopa de hipoclorito (água sanitária) em um litro de água. Em seguida, já é possível colocar as frutas, verduras e legumes na bacia e deixá-los imersos de 20 a 30 minutos. Depois, deve-se higienizar com água corrente.
Caso não seja possível, ele ensina como fazer a solução de forma caseira: “basta diluir, em um litro de água filtrada, uma colher de sopa de água sanitária sem cheiro ou cor”. Após deixar as frutas e verduras nesta solução por dez minutos, é necessário lavá-las com água filtrada e só então cortá-las.
As bactérias e os insetos podem ser removidos com a ajuda de água com vinagre. Coloque o repolho na água com vinagre por alguns minutos e depois enxágue novamente com água, para que fique completamente limpo.
Os alimentos que terão a casca desprezada deverão ser lavados primeiramente em água corrente e a solução com cloro poderá ser passada com uma bucha ou escova destinada somente para esse uso. Depois, é só enxaguar com água corrente novamente e secá-los com papel toalha antes de consumir.
Então, como conservar folhas na geladeira? Confira algumas dicas fundamentais pra deixar suas folhas sempre fresquinhas e conservá-las por até 7 dias na geladeira: O primeiro passo é higienizar bem as folhas pra guardá-las limpas:
Após secar, ligue a geladeira. Após fazer isso, comece a guardar os alimentos, considerando o local mais apropriado para cada um: Essa é a parte menos refrigerada e, por essa razão, é onde devem ficar armazenados produtos que não resistem a temperaturas baixas, como frutas, legumes e verduras.
Onde armazenar as verduras na geladeira? Sabemos que as folhas são bastante frágeis à temperaturas muito frias. Isso porque as temperaturas mais baixas queimam as folhas e podem interferir na durabilidade das mesmas. Sendo assim, a melhor opção é armazená-las na parte de baixo da geladeira, que costuma ser menos fria que a de cima.
Limpe toda a parte interna da geladeira com uma esponja e, em seguida, passe um pano úmido; Aplique uma solução de bicarbonato de sódio e água em um pano multiuso, sem enxaguar, para neutralizar o odor; Após secar, ligue a geladeira. Após fazer isso, comece a guardar os alimentos, considerando o local mais apropriado para cada um:
Qual a melhor forma de combater o câncer?
Qual edição o Brasil teve maior desempenho?
Com quantos anos se aposenta por tempo de trabalho?
Quais são os alimentos que se transformam em glicose?
O que acontece em uma inflamação?
Quais tipos de assédio psicológico?
É verdade que o sal mata o fermento?
Como se calcula a pressão intracraniana?
Qual é a vitamina mais importante para os ossos?
Como fica o rendimento da poupança com a nova taxa Selic?
Quem eram os pais de Rui Barbosa?
O que são pronomes definidos e indefinidos?
Para que serve o milho branco?
Como é o funcionamento da Bolsa de Valores?