Já as regras de harmonizar por semelhança são basicamente 4: comida aromática vai com vinho aromático; a persistência da comida também deve ir conjuntamente á persistência do vinho; comida doce sempre com vinho doce; e para terminar, quanto mais estruturada será a comida, tanto mais estrutura deverá ter o vinho.
Uma das principais harmonização com o Syrah, especialmente carnes de caça, como costela de javali, que combina com vinhos mais encorpados, ou a carne de lebre, uma alternativa para degustações intensas, porém elegantes. Especiarias bem temperadas realçam o sabor do Syrah.
5 pratos simples para harmonizar com vinhos
Marcelo Batista, sommelier da Trattoria Fasano, explica qual vinho harmoniza melhor com massas, queijos, carnes e chocolate
Molhos ricos de sabor, seja em carnes ou massas, podem compor uma boa harmonização com os vinhos Chardonnay. No geral, podemos dizer que peixes carnudos e mariscos combinam bem com vinhos desta uva. A doçura da abóbora moranga, milhos e batatas doces contrastam bem com este tipo de vinho.
O leque de opções desse vinho é bem amplo, passando por queijos leves, carnes vermelhas magras, carne de porco, aves, carneiro, massas com molhos leves e também peixes como salmão e atum. Todos os tipos de queijo são excelentes harmonizações para o Merlot, devido a sua característica.
A syrah é a uva tinta que reina no vale do Rhône (sul da França), prevalecendo nos blends de vinhos conceituadíssimos, como o Côte-Rotie e o Hermitage. ... Lá, a uva recebe o nome de shiraz.
Chocolate ao leite com vinho seco O problema do chocolate ao leite é a quantidade de açúcar e o seu teor de gordura. O açúcar pode deixar o vinho com gosto amargo e desagradável, perdendo sua característica frutada, enquanto a gordura forma uma camada cremosa na boca, tirando o corpo do vinho.
Para quem prefere doces com menos açúcar, feitos à base de frutas, uma deliciosa torta de frutas vermelhas é a pedida certo. As frutas trazem uma gostosa acidez para a sobremesa. O vinho ideal é o Espumante Batasiolo Rosé Moscato.
As massas feitas com molhos brancos, cremosos ou à base de queijo, combinam muito bem com vinhos brancos – especialmente os da uva Chardonnay. O teor de gordura desses pratos pede uma bebida que seja capaz de quebrar o forte sabor derivado dos ingredientes usados, e os vinhos brancos conseguem realizar essa tarefa.
Harmonizar vinhos brancos com pratos mais leves é a melhor opção. Vinhos com pouca estrutura combinam com pratos sem peso, como frutos do mar salteados, shushi, saladas e legumes crus. Se o vinho escolhido for mais estruturado, ou tiver alguma passagem por barril, é possível elevar o peso da comida.
Já o contra-filé combina melhor com Cabernet. Merlot combina bem com carnes brancas. O xerez é um tipo de vinho fortificado, licoroso, típico da Espanha, envelhecido no sistema de soleira. Por ser mais forte, doce e encorpado, esta é a escolha ideal para sobremesas, principalmente chocolates.
No meio da tabela temos as castas Carmenérè e Merlot, vinhos de intensidade e corpo mediano. Combinam bem com carnes de caça, peixes de carne escura e carne assada. Tannat, Cabernet Sauvignon, Syrah e Malbec são variedades fortes, normalmente associadas à carne.
O Espumante é a bebida ideal para acompanhar saladas, queijos macios e duros e peixes. Além disso, a bebida também harmoniza muito bem com morangos e chocolates. Bebidas mais suaves combinam mais com comidas mais gordurosas. Por isso, o vinho tinto suave é um ótimo companheiro de embutidos como presunto de parma, salames e queijos amarelos.
Quando usamos a linguagem natural?
O que aconteceu com a família do Light Yagami?
O que acontece se quebrar a tela do celular?
Quando sonhamos com entes queridos?
Quem realiza o controle difuso de constitucionalidade?
Quais os principais objetivos das políticas públicas na formação de profissionais de nível médio?
Como calcular a porcentagem de uma turma?
Quando surgiu a segurança do paciente?
Como destravar o organismo para emagrecer?
Quantos dias a Vivo bloqueia a linha?
O que realmente hidrata a pele?
Para que serve a pomada Nebacetin precisa de receita médica?
Quais os benefícios da utilização dos paletes na movimentação de materiais?
Qual o tempo máximo de validade de uma guarda provisória?