Falando em armazenar exames na internet, essa é a solução para quem deseja manter o histórico médico seguro e sem ocupar espaço em casa. Serviços de armazenamento em nuvem, como Google Drive, iCloud, Dropbox e Onedrive, são ótimas opções.
De acordo com o Artigo 6º da norma, a guarda de exames é obrigatória por 20 anos. Passado esse tempo, contado a partir do último registro no prontuário do paciente, o documento em papel ou digitalizado poderá ser eliminado ou entregue ao paciente.
- Para guardar esses exames todos, sugerimos uma pasta da marca YES nas medidas de 36cmX48cm que comporta todos eles. Nessa pasta separamos os exames por tipo e em ordem cronológica em saquinhos plásticos que acabam por fazer a sub-divisão necessária.
Guarde em envelopes de papel ou sacos plásticos, em temperatura ambiente e longe da exposição do sol. Exames com resultados normais podem ser descartados, mas não devem ser jogadas em lixo normal, pois podem contaminar o solo e a água ocasionando problemas ambientais.
O ideal é armazenar tudo em um local específico 🗃, que poderá ser acessado facilmente sempre que for ao médico (lembrando-se ainda que imagens radiológicas não podem ser dobradas).
Enquanto não forem retirados pelos pacientes, os exames (incluindo raio-x, ressonância magnética e tomografia computadorizada) devem ser armazenados pelo prazo mínimo de 20 anos se não estiverem arquivados eletronicamente. Se o arquivo for digital, então o exame deve ficar arquivado de forma permanente.
Os exames que incluem imagem e laudo são parte do prontuário médico e devem ser armazenados nas instituições por 20 anos, seja no formato físico ou digital. Após esse período, os documentos podem ser eliminados ou entregues ao paciente.
Vai depender do tipo de exame de sangue solicitado, de sua finalidade e de seu histórico clinico. Em geral, se for um exame de rotina, a validade pode ser de até seis meses. Agora se for para o acompanhamento de uma doença em curso ou mesmo para uma elucidação diagnóstica, a validade pode ser de três meses ou menos.
O que diz a legislação sobre a guarda de exames? Segundo a resolução CFM Nº 1.821/07, o prontuário médico, os exames realizados e os registros manuscritos das condutas terapêuticas, devem permanecer no local onde o paciente foi assistido por, no mínimo, 20 anos.
Armazenamento de exames de imagem e a legislação Os exames que incluem imagem e laudo são parte do prontuário médico e devem ser armazenados nas instituições por 20 anos, seja no formato físico ou digital. Após esse período, os documentos podem ser eliminados ou entregues ao paciente.
Como os patógenos ultrapassam as defesas do hospedeiro?
Como manter um pinheiro de Natal?
O que fez o governo militar de bom para o Brasil?
Como marcar presença nas aulas online?
Onde convidar para o primeiro encontro?
Como marcar os pontos no Google Maps?
Como marcar retorno na Hapvida?
Como marcar pessoas no fotos do Iphone?
Como marcar como lido todos os E-mails Outlook?
Como agendar reunião por E-mail?
Como marcar partes importantes em um livro?
Como marcar texto em PDF no Adobe Reader?
Tem como o WhatsApp ficar conectado em dois celulares?
Como colocar Reunião quinzenal no Outlook?