Das 15 matérias que compõem a Formação Geral Básica, seis terão um único período obrigatório em todos os três anos do Ensino Médio. A mais afetada é a Educação Física, que teve redução de cinco para um período obrigatório no novo currículo, previsto somente no primeiro ano.
As disciplinas passam a ser áreas de conhecimento, que são: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e sociais aplicadas.
São eles: Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; E, no mínimo, 1.200 horas são flexíveis e ficarão reservados para a Formação Técnica e Profissional.
Em 2022, a mudança abrangerá somente as turmas de primeiro ano do Ensino Médio. Em 2023, serão contemplados os primeiros e os segundos anos. Em 2024, por fim, os terceiros anos também serão agregados e o novo formato já será usado, inclusive, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A maior transformação na educação básica está prestes a começar. O ensino médio, atualmente com 13 disciplinas obrigatórias, passará a ter um currículo flexível e deixará quase metade da carga horária à escolha do aluno.
44 curiosidades que você vai gostar
Isso significa que as disciplinas tradicionais continuarão no currículo escolar do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Filosofia, Geografia, História e Sociologia.
Com a reforma, iniciada em 2018 e com implementação gradual a partir de 2022, uma das novidades é a existência de quatro novas disciplinas obrigatórias no currículo: Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Cultura e Tecnologias Digitais e Iniciação Científica.
A proposta que institui o Novo Ensino Médio foi aprovada em lei no ano de 2017 e entra em vigor ainda em 2022. Vale ressaltar que as alterações previstas serão aplicadas de maneira gradativa até 2023. Em resumo, a etapa referente aos 3 últimos anos da educação básica, ganhará um novo intuito a partir deste ano letivo.
Entre as principais mudanças está o aumento da carga horária e a possibilidade de os alunos escolherem parte das disciplinas que querem cursar. Um dos objetivos da reforma é atrair o estudante do ensino médio, etapa considerada mais desafiadora e com os piores dados de evasão no Brasil.
Como participar de reunião por videoconferência?
Quem pode pedir o auxílio cuidador?
Como participar da plateia do Programa da Maisa?
Qual é o WhatsApp do Rodrigo Faro?
Como participar da plateia virtual SBT?
Quem pode participar do PIBIC?
Como saber se a pessoa leu o E-mail que eu mandei?
Quais os direitos para quem tem fibromialgia?
Como pedir demissão e deixar as portas abertas?
Quem pedi demissão pode sacar FGTS 2020?
Qual a música do pião da casa própria?
Como eu configuro o Gmail para ter confirmação de leitura?
Como fazer para participar de um programa?
Em quais hipóteses a lei determina prazo máximo de suspensão do processo?