Para que possamos ter uma verdadeira inclusão de TODOS, é necessário que se garanta acesso e permanência, igualdade e equidade, deveres e direitos, ser e estar. E esse processo só é possível através da participação ativa dos profissionais de Educação, especialmente aqueles da Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia.
Conforme art. 208 da CF, o direito à educação será efetivado mediante a garantia de ensino fundamental obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
Confira, a seguir, 4 estratégias pedagógicas que auxiliarão sua escola a vencer os desafios da inclusão escolar de alunos portadores de deficiência.
A Educação é direito público subjetivo, e isso quer dizer que o acesso ao ensino fundamental é obrigatório e gratuito; o não oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público (federal, estadual, municipal), ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.
Educação é uma prática social que visa ao desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências. A educação, portanto, não se restringe à escola. ... Compreende o desenvolvimento da autonomia e do senso crítico, aprimorando habilidades e competências.
O objetivo último da Declaração Mundial sobre Educação para Todos é satisfazer as necessidades básicas da aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos. ... À medida que as condições da sociedade mudam, os planos e objetivos podem ser revistos e atualizados.
A prática inclusiva é um processo contínuo e coletivo Todos têm o direito de estar e de aprender na escola e todos estudantes têm direito à diferença sempre que houver necessidade de alguma diferenciação para garantir participação e aprendizagem.
Para fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de saúde que atendem as crianças com Necessidades Educacionais Especiais.
Porém, o conceito de qualidade, quando nos referimos a educação, ainda se mostra nebuloso. Além de bastante relativo de acordo com cada grupo social. Entre as classes mais abastadas, é comum que se julgue uma escola como boa atentando-se, principalmente, à infraestrutura e a modernidade das instalações.
Educação de qualidade: como garantir uma e se destacar no mercado? Você realmente sabe o que a sua escola precisa para oferecer uma educação de qualidade? Confira nosso post e tire todas as suas dúvidas!
A questão que se coloca, então, é como tornar o ensino básico para os jovens e adultos mais relevante e atrativo, de modo a reverter a baixa procura, os elevados índices de abandono e o desprestígio da modalidade.
Gestores, coordenadores, professores e profissionais do atendimento educacional especializado devem atuar de forma colaborativa para entender que todos os estudantes são responsabilidade de todos os educadores.
Sou viúvo posso casar com minha cunhada?
Quais são os principais autores?
Como é feita a partilha de bens imóveis?
Qual a ordem dos sustenidos e bemóis?
Quais os tipos de reação de biotransformação?
Quem ganha Homem de Ferro ou Hulk?
Quanto à discricionariedade e vinculação do ato administrativo é correto que?
Qual o melhor horário para ir a Maragogi?
Quais os melhores exercícios para memória?
Pode comer queijo mussarela na dieta?
O que a Bíblia diz sobre as pedras?
Como ocorre a dependência de medicamentos?
Quem está com sintomas de Covid pode tomar ibuprofeno?
O que a pessoa deprimida sente e como é o pensamento dela?
O que pode ser feito na Airfryer?