Para que possamos ter uma verdadeira inclusão de TODOS, é necessário que se garanta acesso e permanência, igualdade e equidade, deveres e direitos, ser e estar. E esse processo só é possível através da participação ativa dos profissionais de Educação, especialmente aqueles da Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia.
Conforme art. 208 da CF, o direito à educação será efetivado mediante a garantia de ensino fundamental obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
Confira, a seguir, 4 estratégias pedagógicas que auxiliarão sua escola a vencer os desafios da inclusão escolar de alunos portadores de deficiência.
A Educação é direito público subjetivo, e isso quer dizer que o acesso ao ensino fundamental é obrigatório e gratuito; o não oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público (federal, estadual, municipal), ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.
Educação é uma prática social que visa ao desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências. A educação, portanto, não se restringe à escola. ... Compreende o desenvolvimento da autonomia e do senso crítico, aprimorando habilidades e competências.
O objetivo último da Declaração Mundial sobre Educação para Todos é satisfazer as necessidades básicas da aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos. ... À medida que as condições da sociedade mudam, os planos e objetivos podem ser revistos e atualizados.
A prática inclusiva é um processo contínuo e coletivo Todos têm o direito de estar e de aprender na escola e todos estudantes têm direito à diferença sempre que houver necessidade de alguma diferenciação para garantir participação e aprendizagem.
Para fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de saúde que atendem as crianças com Necessidades Educacionais Especiais.
Porém, o conceito de qualidade, quando nos referimos a educação, ainda se mostra nebuloso. Além de bastante relativo de acordo com cada grupo social. Entre as classes mais abastadas, é comum que se julgue uma escola como boa atentando-se, principalmente, à infraestrutura e a modernidade das instalações.
Educação de qualidade: como garantir uma e se destacar no mercado? Você realmente sabe o que a sua escola precisa para oferecer uma educação de qualidade? Confira nosso post e tire todas as suas dúvidas!
A questão que se coloca, então, é como tornar o ensino básico para os jovens e adultos mais relevante e atrativo, de modo a reverter a baixa procura, os elevados índices de abandono e o desprestígio da modalidade.
Gestores, coordenadores, professores e profissionais do atendimento educacional especializado devem atuar de forma colaborativa para entender que todos os estudantes são responsabilidade de todos os educadores.
O que prega a religião dos mórmons?
Vai ter reajuste salarial em 2022?
Qual a relação entre poder e saber para Foucault?
Qual a classificação do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021?
Qual a árvore símbolo do Nordeste?
Quantos jogos suporta ray tracing?
Qual cargo acima do auxiliar administrativo?
Quais os problemas sociais enfrentados?
Qual o ganho de peso de um bezerro a pasto?
Como ganha dinheiro no PicPay?
Qual o melhor dia e horário para entregar currículo?
Como foi a evolução da Geografia?
Qual plástico faz mal à saúde?
Como Marx define a história da sociedade?
Quais são as principais características do classicismo?
Quantas horas complementares são necessárias?