A sonda é lubrificada e inserida no nariz e passa pela garganta. A sonda pode causar engasgos quando entra pela garganta, por isso, a pessoa é instruída a engolir ou é dado água através de um canudo para ajudar na deglutição. Engolir pode diminuir ou evitar engasgos e ajudar a sonda a passar pela garganta.
A gastrostomia, também conhecida como gastrostomia endoscópica percutânea ou PEG, consiste na colocação de um pequeno tubo flexível, conhecido como sonda, desde a pele da barriga diretamente até ao estômago, para permitir a alimentação nos casos em que a via oral não pode ser utilizada.
Tipos de Sondas e Ostomias: Sonda Nasogástrica: Passada do nariz ao estômago. Sonda Nasoentérica: Passada do nariz ao intestino. Gastrostomia: Procedimento cirúrgico simples, que liga a sonda diretamente ao estômago. Jejunostomia: Procedimento cirúrgico simples, que liga a sonda diretamente ao intestino.
As primeiras 72 horas de alimentação costumam ser o período de maior risco. A alimentação deve ser iniciada devagar, hipocalórica, avançando na primeira semana até atingir a meta de energia de 15-20 kcal/kg de peso corporal real/dia (em torno de 70 a 80% das necessidades calóricas) e proteínas- 1,2-2,0g/kg/dia.
Em casos de gastrostomia, a dieta enteral pode ser administrada através de seringas. Para isso é necessário separar a quantidade de dieta prescrita em um vasilhame limpo, aspirando o conteúdo com uma seringa. Retire a tampa de segurança da sonda, posicione a seringa e faça a administração cuidadosamente.
A sonda alimentar é um instrumento utilizado para nutrir e hidratar pessoas que não comem e não bebem líquidos. Normalmente, são utilizadas em pessoas que não podem mais comer, por inúmeros motivos. Ou seja, pessoas com dificuldades de engolir ou até mesmo daquelas que não se alimentam por falta de apetite.
Tipos de sonda hospitalar Sonda traqueal: serve para expelir secreções pulmonares, como no caso de traqueostomia e intubação. Sonda vesical: também conhecida como sonda uretral, ela elimina a urina e é usada em casos de retenção ou incontinência urinária e cirurgias que precisam esvaziar a bexiga.
Cada sonda tem objetivos diferentes, que vão desde tirar fotos em close da Lua, como na década de 1960, até desvendar o histórico da água em Marte hoje. A partir de estações na Terra, os cientistas mandam comandos para as sondas e recebem dados enviados por elas, já que elas não são tripuladas.
Para explicar como funciona uma sonda, vamos tomar como exemplo a Phoenix, da Nasa, que pousou em Marte em maio deste ano. O apetrecho tem 5,5 metros de comprimento e 2,2 metros de altura no seu ponto máximo. Leia abaixo como essa gracinha de 350 quilos (e que custou 420 milhões de dólares!) ajuda-nos a entender o planeta vermelho.
A partir de estações na Terra, os cientistas mandam comandos para as sondas e recebem dados enviados por elas, já que elas não são tripuladas. Desde a década de 1950 rolam tentativas de mandar enviados especiais rumo ao espaço.
Como lançar saldo em conta corrente no Imposto de Renda?
Como colocar Número de páginas no Word a partir de uma página?
Como abrir uma empresa de prestação de serviços de eletricidade?
Como liberar ordem de manutenção no SAP?
Quanto custa para abrir uma empresa de portaria e limpeza?
Tem como saber se está grávida pelo exame Papanicolau?
Como lavar o cabelo do bebê de 1 ano?
Por que alguns insetos conseguem andar em cima da água?
O que pode acontecer com uma empresa que não possui um sistema logístico atualizado?
Como o poder da empatia tem impactado sobre a sua saúde mental e emocional?
Porque o planeta Krypton foi destruído?
Como ler o projeto de uma escada?
Qual o poder que opera em nós?
O que é um plástico biodegradável como eles devem ser descartados?
Como o plano inclinado pode facilitar as nossas tarefas diárias?