Autenticação de documentos é uma declaração de fidedignidade feita por meio de selos ou carimbos (geralmente, de terceiros), os quais atestam a veracidade de cópias ou assinaturas em declarações ou contratos.
A parte interessada apresenta ao cartório um documento original e solicita ao funcionário que dele sejam tiradas as cópias autenticadas. Tira-se o "xerox" deste documento e atesta-se, na própria cópia, que ela é idêntica ao original apresentado. Isto é feito por um escrevente, que é o funcionário do cartório.
O preço da autenticação é tabelado por lei em todos os Cartórios do Estado de São Paulo: R$ 3,90 (três reais e noventa centavos), acrescido o valor da cópia de R$ 0,50 (cinquenta centavos), caso seja extraída pelo tabelionato de notas.
A pessoa que terá os documentos autenticados precisa ter um cadastro no cartório, ou seja, ter aberto firma no cartório em que será feita a autenticação. De outra forma, somente a própria pessoa é quem pode autenticar o documento em seu nome. ... Nesse caso, o RG ou a CNH bastam para fazer o cadastro no cartório.
A autenticação tem como finalidade assegurar que uma cópia de um determinado documento tenha a mesma validade que o original. Ou seja, ele servirá da mesma forma, com o mesmo peso diante de qualquer situação.
37 curiosidades que você vai gostar
A cópia autenticada é a cópia (Xerox) de um documento, que tem a mesma validade do original. O Tabelião atesta que a cópia autenticada é fiel, idêntica ao original, e por isso, tem a mesma validade que ele.
Para que autenticar cópias? Para ter um documento de igual valor do original, com autenticidade e efeito legal idênticos, sendo assim mais difícil a contestação da validade do documento, se houver a necessidade de duplicar qualquer documento, com o mesmo valor do original, sempre peça a cópia autenticada.
Para fazer a autenticação online, é preciso tirar um certificado digital, que pode ser obtido em um tabelionato de notas credenciado como Autoridade Notarial.
Está em vigor a Lei 13.726/2018 que retira a obrigatoriedade do reconhecimento de firma e autenticação de documentos no âmbito do poder público. ... Nos casos da apresentação de cópias de documentos, o servidor também fará a conferência com o documento original, não sendo necessária a autenticação da cópia pelo cartório.
Quais são as áreas cerebrais menos ativadas em pacientes com depressão?
Quais características são expressas na Poesia Marginal?
Qual o valor da multa por andar na contramão?
Quais os sintomas da icterícia?
Quais os cuidados de enfermagem devemos ter com pacientes com pressão arterial invasiva?
Quais são os três princípios básicos da lógica?
O que configura o crime de receptação?
Como baixar Far Cry 3 de graça?
Qual a validade de um balanço de abertura?
Como fazer uma ressignificação?
Pode colocar remédio na geladeira?
Quando o Sasuke despertou o mangekyou?
Para que serve o teste de equilíbrio?
Qual o signo que menos tem no mundo?
Quando é cabível a execução provisória?