Elas utilizam o gás de cozinha como fonte de energia. Seu sistema de trocas de calor se dá com o gás de amônia e tem seu fluxo provocado por uma chama alimentada pelo gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e é totalmente silencioso.
Sua capacidade varia entre 170 e 240 litros e o seu consumo é de 0,6 litros de gás em 24 horas de funcionamento, a uma temperatura ambiente de 32°C.
Ainda nos anos 20, surgiram as famosas geladeiras a querosene. O combustível aquecia uma mistura de água com amônia. Essa se desprendia, sendo forçada, em estado gasoso, a passar por uma serpentina, num processo semelhante ao anterior. A máquina continua a ser usada onde não há eletricidade.
Quanto tempo dura o gás da geladeira
Ainda assim, o intervalo aproximado de duração do gás refrigerante em uma geladeira varia entre 14 e 17 anos, sendo que essa referência corresponde a uma geladeira que fica ligada 24 horas por dia.
O gás freon cuja fórmula molecular é (CCl2F2), constitui um gás muito utilizado ainda em vários produtos relacionados ao nosso dia a dia. Como a própria estrutura revela, este gás clorado e fluorado é derivado do metano e é altamente inflamável.
31 curiosidades que você vai gostar
O gás freon 12 tornou-se então o gás de geladeira, em que circula por todo o circuito (compressor, válvula de expansão, evaporador, condensador).
Para quem não sabe, toda geladeira possui um gás refrigerante que faz todo o processo de gelar a parte interna do seu eletrodoméstico. Ou seja, se este gás vazar, a geladeira não vai fazer o seu trabalho.
Estudos apontam que esses eletrodomésticos duram entre 10 e 16 anos – um período considerável se levarmos em conta que eles permanecem ligados 24 horas por dia.
Geladeira naquela época eram caixas de madeira com serragem, onde se colocava a barra de gelo para manter os alimentos resfriados. Então, era preciso produzir o gelo, o que era feito com água salgada, em barras grandes.
Os refrigeradores, compostos em sua maior parte por aço, alumínio e acrílico, contam com mais de 25 peças principais. Somente o compressor, responsável pelo funcionamento e resfriamento da geladeira, pesa cerca de 15 quilos, composto inteiramente de ferro, plástico e gás refrigerador.
O primeiro refrigerador utilizável foi contruído pelo engenheiro americano Jacob Perkins, em 1834, e utilizava como substância refrigerante o dióxido sulfúrico que ferve e se condensa a temperaturas abaixo de zero.
Fique atento aos alimentos armazenados
Colocar alimentos quentes na geladeira é uma prática extremamente nociva para o aparelho. O calor inserido aumenta a temperatura no interior do eletrodoméstico e, com isso, o motor precisa trabalhar mais para que o resfriamento seja mantido, aumentando o consumo.
O gás é importante para o funcionamento correto da geladeira, e para resolver esse problema é preciso primeiro identificar o ponto de vazamento para, em seguida, cobri-lo e repor o gás perdido. Prefira fazer isso com a ajuda de uma assistência técnica autorizada.
Para controlar a quantidade de gás dentro de um botijão existe um truque muito simples: ferver água e jogar em cima do botijão. O nível de gás coincidirá com a parte onde a parede estará fria quando você encostar a mão. O gás liquefeito do botijão absorve o calor e resfria as paredes do mesmo.
Se sua geladeira não gela a parte de baixo, o gás que passa pela condensadora pode estar vazando. O fluxo dele, na maioria dos modelos, é de cima a baixo, fazendo com que a parte inferior do eletrodoméstico resfrie. Esse tipo de problema só pode ser resolvido com ajuda de um técnico.
Novamente, não existe nenhuma regra sobre quanto tempo é o ideal, mas recomendamos que você aguarde por, pelo menos, 6 horas, antes de ligar na tomada.
A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, diz que a temperatura recomendada do refrigerador é abaixo de 5° C. No entanto, a temperatura ideal do refrigerador é, na verdade, mais baixa: tente ficar entre ou 1,7 a 3,3 °C.
- Mas, se a folha sair facilmente e molhada, é porque chegou o momento de fazer a troca! Outro detalhe importante pra ficar de olho é se a borracha tem mofo, tá desgastada ou mesmo rasgada. Na maioria dos refrigeradores, isso leva, em média, 1 ano pra acontecer. Mas, o ideal é conferir a cada 3 meses.
Quando ocorre vazamento de gás, ou a serpentina apresenta defeito, muitas vezes é necessário fazer a troca do gás da geladeira. Para trocar o gás de uma geladeira o valor a ser investido é em média R$ 500,00, incluindo a mão de obra do técnico e os materiais necessários.
Mas a pergunta que não quer calar é: o que o cheiro de algo em decomposição tem a ver com vazamento de gás? O gás natural, em si, não possui odor. O cheiro foi implantado no produto exatamente para evitar esse tipo de problema relacionado a vazamentos.
Em sistemas de refrigeração doméstica, é muito comum que sejam usados fluidos como o R134a ou o R404a, além dos hidrocarbonetos R600a e R290. Esses dois últimos precisam de atenção redobrada em seu manuseio, já que são gases inflamáveis. Já na refrigeração comercial, os gases R404A e R134a são os mais utilizados.
O que tira mancha de álcool gel?
Como faço para agendar horário de atendimento na Receita Federal?
O que a pessoa sente quando toma anestesia geral?
Como tirar manchas amareladas em toalhas de mesa?
O que é a Linguagem Brasileira de Sinais?
Como tirar mancha da parede pintada?
Tem anestesia no parto normal pelo SUS?
Como tirar manchas na pele causadas pela idade?
Como se usa a casca da banana para clarear a pele?
Como tirar sujeira da panela de pressão?
Como fazer limpeza de pele com açafrão?
Como remover manchas no Photoshop?
Como antecipar uma compra no cartão Santander?
Como pedir saldo devedor do Banrisul?