Uma exposição artística (ou exposição de arte) designa tradicionalmente o espaço e o tempo onde objetos de arte vão ao encontro de um público (espectador). A exposição é normalmente organizada em função de um período de tempo definido, por oposição a uma «exposição permanente».
Como montar uma exposição de arte: 8 passos
Se você está com um projeto como este em vista e quer saber como montar uma exposição bem-sucedida, estes quatro passos são essenciais:
Curador, comissário de exposições ou conservador de arte é uma pessoa responsável pela concepção das obras de arte, montagem e supervisão de uma exposição da obra, além de ser também o responsável pela execução e revisão do catálogo da exposição. Existem curadores de caráter público ou privado.
As exposições abordam temáticas variadas, buscando desenvolver um olhar crítico e sensível, além do desenvolvimento do gosto pela arte, explorando as possibilidades de expressão e interpretação da diversidade cultural como uma forma de ver, viver e conviver com a arte no espaço acadêmico.
O curador de arte seleciona, organiza e exibe as obras de arte. Nesse cenário, ele administra, identifica e registra itens. No entanto, muito mais do que selecionar e exibir, esse profissional deve saber contextualizar a proposta da exposição, dialogando com o espaço que a exibirá, com o artista e o público.
É muito simples. Basta fazer upload de imagens ou adicionar vídeos, imagens do Street View e texto e contar sua história para criar uma exposição que realmente envolva os visitantes. Há 45 novas criações de várias partes do mundo no Google Open Gallery para inspirar o artista que existe dentro de você.
Elementos de um projeto de exposição
Antes de montar uma exposição, é importante definir por quê você quer fazer, qual será seu público, como você quer montá-la, e qual o conceito e tema-principal dela. Além disso, é bom pensar quanto você tem para investir em todo o processo e em quais canais você divulgará sua exposição.
Curador, comissário de exposições ou conservador de arte é o profissional capacitado responsável pela concepção das obras de arte, montagem e supervisão de uma exposição de arte, além de ser também o responsável pela execução e revisão do catálogo da exposição.
A prática das exposições de arte remonta pelo menos a 1673, quando a instituição real francesa de patronato artístico, a Academia Real de Pintura e Escultura, uma divisão da Academia de Belas Artes, organizou a sua primeira exposição semi-pública de obras de arte no Salon Carré.
O sucesso de uma exposição artística está relacionado a fatores como qualidade, forma de apresentação, objetivos educacionais e recursos visuais que complementarão o processo. Elencamos algumas dicas bem úteis para produzir uma exposição bem-sucedida. Olha só: 1. Definir características e dividir equipes
Para inaugurar a série Caminhos da Memória, o Instituto Brasileiro de Museus lança a publicação Para fazer uma exposição. O livro está dividido em três momentos: antes, durante e depois, abrangendo as fases de planejamento, execução e avaliação da montagem de uma exposição.
Por necessitar de um conteúdo de alto nível para ser capaz de agregar valor e criar experiências para os participantes, a organização de uma exposição deve ser bastante cuidadosa e estar atenta aos mínimos detalhes para que tudo saia perfeito no grande dia. De modo geral, as exposições ocorrem em museus.
Quais são os produtos do decaimento beta?
Quais os critérios de classificação das resinas compostas?
Qual o melhor curativo para queimadura?
Qual os benefícios do Caldo do caranguejo?
Quem é considerado imunodeficiente?
O que é o que é é fruta mas vive de pijama?
O que é uma pessoa vulnerabilidade?
Porque os pontos da mastopexia abrem?
Qual o objetivo de uma empresa pública?
Pode colocar gelo em dor muscular?
Quais são as novas gerações do mercado de trabalho?
Quem tem hipertireoidismo pode comer couve?
São princípios que permeiam a hermenêutica constitucional?
O que causa o desgaste da cartilagem?