Liquefação e condensação são sinônimos utilizados para caracterizar a mudança física de uma substância do estado gasoso para o estado líquido. A principal diferença entre os termos é que condensação corresponde à transformação de vapor em líquido e liquefação de gás para em líquido.
O nitrogênio e o oxigênio presentes no ar têm pontos de ebulição, respectivamente, de -195,8 ºC e - 183 ºC, Por isso, para separar estes dois gases a temperatura é inicialmente diminuída até o ar se tornar líquido (-200ºC). A partir daí, a separação ocorre através da destilação.
A maneira comercial mais comum consiste em extrair o oxigênio do ar. “A composição do ar é 78% nitrogênio, 21% oxigênio e uma mistura de vários outros gases, dentre eles o argônio. Para separar cada componente desta mistura homogênea, o mais conveniente é fazer uma destilação fracionada.
A liquefação fracionada é um processo de separação de mistura homogênea entre gases, que ocorre através do resfriamento dos componentes da mistura gasosa, até sua mudança de estado físico para o estado líquido, ou através da aplicação de pressão elevada, que comprime as moléculas dos gases presentes na mistura até o ...
Condensação é a mudança do estado gasoso para o estado líquido. Também chamada de liquefação, é o processo inverso da vaporização. Um exemplo de condensação são as gotículas de água que se formam na parte externa de um copo que contenha algum líquido bem gelado ou gelo. ...
Condensação ou liquefação é o processo químico de transformação da matéria em estado gasoso para o líquido. Em suma, consiste no inverso da vaporização, quando a matéria do estado líquido é transformada em gasoso. A condensação ocorre quando o vapor ou gás atinge uma temperatura inferior ao do seu ponto de ebulição.
O oxigênio e o nitrogênio são separados por liquefação e posterior destilação fracionada.
Decantação
Somadas, as espécies de algas marinhas e de água doce produzem 55% do oxigênio do planeta. É claro que as florestas dão uma grande ajuda, mas boa parte do gás é consumida por lá mesmo, na respiração e na decomposição de animais e plantas. ... Já as algas, para nossa sorte, fabricam muito mais oxigênio do que precisam.
No ar atmosférico, temos a presença de diversos gases, mas durante a realização do método, apenas oxigênio, nitrogênio e argônio são obtidos. Os componentes (N 2, O 2 e Ar) separados do ar por meio da liquefação fracionada apresentam importantes utilizações gerais, como:
A liquefação, um dos quatro processos de transformação física da matéria, consiste na mudança do estado gasoso para o líquido.
No fim da década de 1950, a indústria de Gás Natural americana utilizou o processo de liquefação para armazenar gases em compartimentos de tamanhos reduzidos, e em 1960, foi construída a primeira planta industrial de liquefação de gás natural (GNL) na Argélia, com objetivo de abastecer o mercado europeu.
Liquefação ou Condensação. Condensação é a mudança do estado gasoso para o estado líquido. Também chamada de liquefação, é o processo inverso da vaporização. Para que o vapor sofra condensação é necessário que ocorra ou uma redução na sua temperatura ou um aumento na pressão a que está submetido.
Como fazer um expectorante casa?
Quais são os princípios da educação especial?
Em que série começa a alfabetização?
Como saber se a lente ZEISS é original?
Quantos motoboys tem no Estado de São Paulo?
Quanto ganha um Jovem Aprendiz da Petrobras?
Quanto tempo posso ficar no Brasil com visto de turista?
Quanto tempo um linfoma demora para se manifestar?
Como saber o meu saldo da previdência privada?
Qual a importância de planejar organizar dirigir e controlar?