As estufas funcionam de forma relativamente simples. Nelas são utilizados ventiladores que distribuem o calor gerado, através de vapor, ar quente e água quente, onde movimentam o ar quente a partir de um ponto a outro, uniformemente.
Além da melhoria da qualidade nos processos em que a madeira deve ser secada, usinada, pregada, parafusada e passar por diversos acabamentos, a secagem de madeira, quando feita da forma correta, pode gerar outras vantagens, como redução de peso para o transporte e manuseio; aumento na resistência e durabilidade, tanto ...
Principais formas de secagem da madeira
Fase de Secagem Utilizando-se baixas temperaturas em torno de 40o a 60oC, remove-se inicialmente a água livre ou capilar. Umidades elevadas devem ser utilizadas para se evitar possíveis colapsos ou rachaduras.
30 dias
O tempo médio de secagem de madeira recém-cortada em estufa convencional é de 30 dias, mas esse tempo pode ser reduzido com a realização de uma pré-secagem ao ar por 60 a 90 dias.
O ideal é secar a madeira em um local seco, fresco e bem ventilado. Locais mais úmidos e quentes aumentarão o tempo de secagem necessário. A madeira pode secar ao ar livre ou em ambientes fechados. No segundo caso, considere colocar um ventilador no cômodo para aumentar a circulação de ar e a velocidade do processo.
Para ter certeza de que ela está seca o bastante para trabalhos de marcenaria, você precisará de uma pequena ferramenta chamada medidor de umidade. Ela possui duas sondas de metal que tocam a madeira para produzir uma leitura de umidade expressa como uma porcentagem do volume ou peso da peça.
O ideal é secar a madeira em um local seco, fresco e bem ventilado. Locais mais úmidos e quentes aumentarão o tempo de secagem necessário. A madeira pode secar ao ar livre ou em ambientes fechados. No segundo caso, considere colocar um ventilador no cômodo para aumentar a circulação de ar e a velocidade do processo.
A secagem por este processo baseia-se na propriedade pela qual, aumentando-se a temperatura do ar úmido, a umidade relativa diminui e, conseqüentemente, a capacidade do ar em absorver umidade aumenta. Geralmente, o ar é forçado a passar através do secador por meio de um ventilador.
O ponto de saturação das fibras (PSF) corresponde ao teor de umidade em que toda a água capilar se evaporou e permanece na madeira o máximo da água higroscópica, saturando as paredes das fibras.
Métodos para secagem da madeira 1 Secagem ao ar livre; 2 Secagem forçada ao ar; 3 Secagem em estufa; 4 Processos especiais de secagem. More ...
Contudo, deve-se destacar que a secagem da madeira da madeira serrada deve ser conduzida de acordo com as técnicas recomendadas, para evitar os possíveis problemas decorrentes da variação dimensional.
Dentre os diversos materiais usados pelo homem, a madeira destaca-se pela variabilidade natural tanto em suas propriedades físicas e mecânicas como também pelas características estéticas, permitindo sua utilização em variada gama de aplicações e ambientes.
PREPARAÇÃO DA MADEIRA PARA A SECAGEM 15 6. SECAGEM CONVENCIONAL 17 7. PROGRAMAS DE SECAGEM 18 Anexo 7.1. Páginas 28, 29, 36 e 37 do livro Secagem Racional da Madeira, Galvão e Jankowsky, 1985. 29 8. CONTROLE DE QUALIDADE 33 9. BIBLIOGRAFIA 35 2 1. INTRODUÇÃO
O que é sujeito passivo português?
Como tirar o azedo do feijão com limão?
O que é a morte para a Umbanda?
Quanto preciso ter de FGTS para antecipar o saque aniversário?
Como o Luffy endurece o corpo?
Como identificar infarto em jovens?
O que acontece se eu não pagar o Crea-rj?
Quando acabou o casamento de Marina Ruy Barbosa?
Como saber se a oração e adverbial?
Qual é a natureza da responsabilidade civil?
Quanto tempo dura uma cerveja não pasteurizada?
O que Deus vai julgar no juízo final?
Pode usar celular na plataforma de petróleo?