Sucintamente, uma central telefônica é um aparelho eletrônico que efetua chamadas entre dois ramais — ou usuários — de um mesmo sistema. Ao longo dos anos, as centrais e os sistemas de PABX evoluíram juntamente com a tecnologia, tornando-se grandes aliados no cotidiano de empresas dos mais variados setores e tamanhos.
A central telefônica foi criada com o objetivo de facilitar a comunicação entre as pessoas a partir de um mesmo ramal. Assim, é possível efetuar e receber chamadas internas e externas, enviar informações e até mesmo realizar áudio ou videoconferências, de acordo com o modelo de PABX escolhido.
Vamos às dicas de instalação de uma central telefônica IP
Empresas de pequeno e médio porte que desejam expandir a quantidade de ramais sem precisar de métodos complicados, adquirem uma central telefonica digital, um equipamento que permite expandir o sistema de comunicação dentro de uma empresa.
Em outras palavras, a central de telefonia virtual utiliza um software que “simula” um PABX, exercendo as mesmas funções, um programa com uma interface simples de gerenciamento que funciona em nuvem, podendo ser instalado em qualquer dispositivo eletrônico com acesso a internet.
Funciona da mesma forma como um PABX tradicional, mas vem com mais funcionalidades que antes não eram disponibilizadas. Com ele, as ligações são realizadas por meio da tecnologia VoIP (voz sobre IP), o que quer dizer que todo o tráfego de voz e dados é feito via internet.
De acordo com as aplicações, as centrais telefônicas podem ser: - Central Publica: é aquela que atende a muitos assinantes, utilizando-se de uma rede de acesso externa; - Central Privada: é aquela utilizada para atender a uma rede particular, por exemplo, uma rede de ramais telefônicos de um escritório de vendas, ...
Uma central Tandem interliga centrais através de juntores e não possui terminais de assinantes, isto é, não liga linha de assinantes. Os dispositivos comuns são destinados exclusivamente ao encaminhamento de chamadas.
Funciona da mesma forma como um PABX tradicional, mas vem com mais funcionalidades que antes não eram disponibilizadas. Com ele, as ligações são realizadas por meio da tecnologia VoIP (voz sobre IP), o que quer dizer que todo o tráfego de voz e dados é feito via internet.
Capturando ligações para outros ramais
De seu surgimento até os dias atuais, as centrais telefônicas evoluíram bastante. No princípio, o seu funcionamento era completamente eletromecânico. Com o avanço da tecnologia e a entrada dos sistemas digitais, elas receberam inovações, revolucionando a sua utilização dentro das companhias, incluindo os dispositivos móveis.
As funcionalidades que uma central telefônica oferece são proporcionais à tecnologia empregada — sistema convencional, VoIP, telefonia digital ou IP. Tais facilidades impactam diretamente nos resultados corporativos, gerando um retorno do investimento bastante positivo, principalmente quando a projeção é realizada em médio e longo prazo.
A implantação de uma central telefônica, independentemente da tecnologia empregada, tem o seu custo. No entanto, esse investimento é recuperado, já que ocorre uma redução significativa do custo das ligações e também das faturas de telefonia, que consomem uma boa fatia do caixa da empresa, todos os meses.
Com as centrais telefônicas IP da Intelbras, você economiza com ligações e ainda otimiza o atendimento. Created with Sketch. Created with Sketch.
Como habilitar as duas saídas de áudio?
Como cancelar compartilhamento de internet da Vivo?
Como imprimir o cabeçalho em todas as páginas no Libreoffice?
Qual é o banco do Paulo Guedes?
O que acontece quando diminui o estrogênio?
Qual a diferença entre suspensão e diferimento de ICMS?
O que é a estrutura organizacional de uma empresa?
O que é ter uma atitude proativa?
Qual a lei que protege os animais em 2020?
Quem fiscaliza obras particulares?
Quem é isento de pagar o IPTU?
Como destruir os dados de um HD?
Quais os benefícios que o transporte coletivo traz para comunidade?
O que deve ser trabalhado na educação infantil?