Ouça em voz altaPausarConsideram, alguns, que a primeira transmissão radiofónica do mundo foi realizada em 1906, nos Estados Unidos por Lee de Forest experimentalmente para testar a válvula tríodo. As primeiras transmissões para entretenimento regulares, começaram em 1920 na Argentina e nos Estados Unidos.
Guglielmo Marconi
Ouça em voz altaPausarA maioria dos autores afirma que o italiano Guglielmo Marconi (1874-1937) foi o inventor do primeiro sistema para telégrafos sem fios. Sua transmissão foi realizada no Canal da Mancha em 1899.
Ouça em voz altaPausar1942 - Os primeiros emissores em frequência modulada (FM) são produzidos nos EUA, pela General Electric. 1955 - É fundada por Anna Khoury a Rádio Imprensa no Rio de Janeiro (atual Mix FM Rio), sendo a primeira Rádio em FM do Brasil.
Ouça em voz altaPausarNo Brasil, o rádio atingiu seu apogeu em 1930, como principal veículo de comunicação em massa, na mesma época em que o país era governado por Getúlio Vargas. Nesse período, iniciou-se a chamada “Era de Ouro do Rádio”, quando ele se popularizou e tornou-se um meio de entretenimento.
Epitácio Pessoa
Ouça em voz altaPausarO paraibano Epitácio Pessoa, nos últimos dias do seu mandato, em 7 de setembro de 1922, anunciou o início da radiodifusão no Brasil. Para aquele anúncio se tornar lei, houve apenas uma única medida depois da festiva transmissão direta durante a Exposição do Centenário da Independência, com a presença do Rei da Bélgica.
Ouça em voz altaPausarJá no Brasil, o FM é ainda mais recente. Apesar de o rádio ter comemorado 90 anos no país este ano, o sistema FM tem apenas 43 anos. Em 1969, o Grupo Bel foi criado na capital mineira e, com ele, a primeira FM estéreo do Brasil, a 98 FM 98.3 de Belo Horizonte.
História do Rádio. A invenção do rádio é atribuída ao italiano Guglielmo Marconi, mas o instrumento reúne uma série de descobertas anteriores. No Brasil, a primeira transmissão ocorre em 1923, por Edgard Roquete Pinto e Henry Morize. O rádio é a união de três tecnologias, a telegrafia, o telefone sem fio e as ondas de transmissão.
O surgimento do rádio e da televisão. O rádio auxiliou não só na propagação de informações, como também no lançamento dos esportes comentados e na musicalização do cotidiano. No ano de 1863, em Cambridge, na Inglaterra, James Clerck Maxwell, professor de física experimental, demonstrou teoricamente a provável existência das ondas eletromagnéticas.
Lentamente, os próprios governos passaram a servir-se do rádio e houve a abertura de mais emissoras, chegando a 5. O rádio chegou no Brasil em 1923 e tem até um dia especial, 23 de setembro, quando é comemorado o nascimento do carioca Edgard Roquette Pinto (1884-1954).
Por décadas ele foi o meio de comunicação mais importante do mundo. Virou ferramenta de informação, entretenimento, e abriu portas para a popularização da música. É claro que em mais de 100 anos de história o rádio já passou por diversas transformações, mas não se pode negar o tamanho da importância que ele teve e ainda tem.
Quem foi a esposa de Marcos Caruso?
Como fazer para ser motorista de caminhão nos Estados Unidos?
Qual a diferença entre Publicidade e Propaganda e comunicação social?
Qual a fração mínima de imóvel rural?
Qual o valor do aluguel mais caro do Brasil?
Para que serve Terramicina para animais?
Como saber se a saúde mental tá ruim?
Quantas sessões de peeling de diamante para tirar manchas?
É válida citação via WhatsApp de devedor que disse não ter o app?
Onde colocar a pedra vassoura de bruxa?
Qual o número atômico do cálcio?
O que provoca cólica intestinal?
Como fazer para pegar o diploma da faculdade?
Como fazer base com 2 ingredientes?
Como é calculado a comissão de um vendedor?