O protocolo SOAP utiliza XML para enviar mensagens e, geralmente, serve-se do protocolo HTTP para transportar os dados. Associado ao protocolo SOAP está o documento WSDL (Web Service Definition Language) que descreve a localização do Web service e as operações que dispõe.
SOAP é um protocolo baseado em XML para troca de informações em um ambiente distribuido. É utilizado para troca de mensagens entre aplicativos distribuidos pela rede. Estes aplicativos, ou “Web services”, possuem uma interface de acesso simples e bem definida.
Web Service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis.
Criando a Aplicação Web
Use o utilitário WSDL. EXE para gerar um proxy de serviço da Web a partir do WSDL....No estúdio visual.
O protocolo SOAP, abreviação para Simple Object Access Protocol, é uma especificação para a troca de informação entre sistemas, ou seja, uma especificação de formato de dados para envio de estruturas de dados entre serviços, com um padrão para permitir a interoperabilidade entre eles.
O REST opera por meio de uma interface consistente para acessar os recursos nomeados. É mais usado quando se publica uma API pública pela Internet. Já o SOAP, por outro lado, expõe componentes da lógica do aplicativo como serviços, e não como dados. Além disso, opera por meio de diferentes interfaces.
Numa arquitetura baseada em componentes, um elemento interface WSDL é análogo à interface do componente. Uma operação, portanto, é equivalente a um método de componente, por representar uma única ação ou função.
Os web services SOAP e REST são os mais utilizados atualmente, com algumas diferenças entre eles – enquanto o SOAP define um padrão de protocolo de comunicação para a troca de mensagens realizada em XML entre cliente e servidor, o REST se refere aos princípios de arquitetura pelos quais os dados podem ser transmitidos.
O padrão SOAP funciona como um tipo de framework que permite a interoperabilidade entre diversas plataformas com mensagens personalizadas. Aplicando este padrão em Web Services, geralmente usa-se o WSDL para descrever a estrutura das mensagens SOAP e as ações possíveis em um endpoint.
O SOAP fornece as seguintes vantagens quando comparado ao REST: 1 Linguagem, plataforma e transporte independentes (o REST requer o uso de HTTP). 2 Funciona bem em ambientes empresariais distribuídos (o REST assume uma comunicação direta). 3 Padronizado. 4 Tratamento de erros integrado. 5 Automação quando usado com certas linguagens.
Os pedidos SOAP podem ser feitos em três padrões: GET, POST e SOAP. Os padrões GET e POST são idênticos aos pedidos feitos por navegadores Internet. O SOAP é um padrão semelhante ao POST, mas os pedidos são feitos em XML e permitem recursos mais sofisticados como passar estruturas e arrays.
Aviso: Esta é uma opinião pragmática. Em geral, SOAP é uma boa opção para instituições com padrões rígidos e ambientes complexos (várias plataformas e sistemas). Muitas ferramentas corporativas (como ESB) tiram vantagem do padrão e possibilitam filtrarem, enfileiramento, classificação e redirecionamento das mensagens trocadas entre sistemas.
Como enviar documentos para Receita Federal pela internet?
O que é o período de revolução?
O que fazer quando o réu não comparece à audiência?
Qual o significado do pássaro urutau?
Quando administrar glicose 50%?
Como saber se um medicamento foi descontinuado?
Qual FII paga dividendos mensais?
Como faço para mudar a versão do Google Chrome?
Quem é o preferido do público no BBB 22?
Quais são os efeitos colaterais do midazolam?
Quanto tempo a carne descongelada pode ficar na geladeira?
Quais os tipos de sociedades simples?
Como elaborar a introdução de um trabalho?
Quais as cores que combinam com grafite?
Quais competências estão envolvidas na aprendizagem da leitura?