Um rio (do latim rivus) é um curso de água, usualmente de água doce, que flui por gravidade em direção a um oceano, um lago, um mar, ou um outro rio. Em alguns casos, um rio simplesmente flui para o solo ou seca completamente antes de chegar a um outro corpo d'água.
Em geral, no lugar próximo da foz o leito do rio alarga-se para formar um estuário. Quando o rio desagua no mar por várias aberturas, o espaço compreendido entre os braços extremos chama-se delta que é em geral muito fértil.
Quanto às águas, os rios podem ser de três tipos: rios de águas brancas, rios de águas claras e rios de águas pretas. [5] Os rios de águas brancas são aqueles cujas águas carregam grandes quantidades de sólidos em suspensão, como magnésio e cálcio, o que os deixa com a água com um aspecto esbranquiçado ou barrento, e baixa ...
Ressalte-se que há rios com corredeiras e quedas d'água que impedem a navegação, bem como há rios navegáveis em apenas parte de seu curso d'água. A travessia aérea dos rios dá-se por intermédio de pontes, construídas sob os mais diferentes estilos arquitetônicos.
Os rios de águas claras, ou águas azuis, são os rios com pouca quantidade de sólidos em suspensão e aspecto cristalino, o que lhes permite uma grande visibilidade. Exemplos desses rios são os que correm na Região Centro-Oeste do Brasil e na região das Guianas .
Como explicar o compasso composto?
Como os reis magos sabiam da estrela?
Como o homem primitivo começou a conservar os alimentos?
Como os griôs transmitem seu conhecimento?
Onde encontro a leitura do medidor na conta de luz?
Quanto é o salário de um gestor de Segurança Privada?
O que deve fazer uma faxineira?
Quanto ganha um general do Exército?
Quais os candles mais importantes?
Quem produz alimentos geneticamente modificados?
O que é preciso para ser um grande líder?