Ter uma chácara em condomínio fechado é semelhante a ter uma casa neste tipo de empreendimento. Afinal, estamos falando de uma determinada área dividida em lotes distribuídos em diversos proprietários. O estabelecimento de condomínios fechados são regulamentados pela prefeitura da cidade em questão.
A forma como se constitui um parcelamento do solo é definida pela Lei 6.766/79. Segundo esta, o primeiro de tudo é viabilizar, junto ao INCRA, a transformação dessa área de rural para urbana. Essa transformação, entretanto, depende de prévia anuência do município no qual se situam as terras.
Após a aquisição de um imóvel, é fundamental que o proprietário solucione suas questões legais, para que possa usufruir de sua propriedade privada de forma completa. Para quem o adquiriu em condomínio, a regularização de imóvel rural e urbano pode ser feita por um instituto chamado de estremação.
O caminho que possibilitará que você faça o loteamento de chácaras em área rural
A palavra condomínio significa ter domínio junto, e isto acontece quando várias pessoas são proprietárias ao mesmo tempo de um mesmo imóvel.
Para instituir condomínio de casas, os interessados devem obedecer à lei municipal de parcelamento do solo. Em alguns municípios, há previsão expressa acerca da possibilidade de instituir condomínio de lotes e casas. É necessário, portanto, verificar a lei aplicável à sua localidade.
O processo para registro do condomínio
Cada lote possui registro (Escritura Pública averbada) próprio e individualizado, e pode ser vendido, doado, ou alienado, a critério do proprietário, sem qualquer interferência do Condomínio ou dos demais condôminos.
E é diante dessas situações que se busca a extinção do condomínio rural. A legislação brasileira prevê três possibilidades para a extinção do condomínio, quais sejam: (1) por escritura de divisão amigável, (2) por ação judicial de divisão e (3) por escritura de estremação.
Para a aprovação de loteamentos é necessário desenvolver diversos projetos. Entre eles: urbanístico, paisagismo, arborização viária, sinalização viária (vertical e horizontal), pavimentação, rede de drenagem de águas pluviais, rede de esgoto, rede de água, rede elétrica e terraplenagem.
Geralmente os condomínios fechados de chácaras têm uma infraestrutura bastante completa. E aqui nem estamos falando de água, energia, água e saneamento básico, mas de total atendimento às normas e legislações vigentes.
São os conhecidos por diversos nomes os mais comuns são sítios de recreio e chácara de recreio. Devem seguir as mesmas regras para o Parcelamento do Imóvel Urbano e legislações estaduais e municipais pertinentes, tema que retornaremos ao fim.
O estabelecimento de condomínios fechados são regulamentados pela prefeitura da cidade em questão. A incorporadora apresenta um projeto que deve ser aprovado, para depois ser divulgação e começar as obras necessárias.
A localização privilegiada dos condomínios fechados já tem um bom valor de mercado e esta tendência só deve crescer. Se você quer obter alta valorização para o seu investimento não deixe de pensar seriamente em comprar um ou mais lotes num condomínio de chácaras.
Como organizar documentos para a contabilidade?
Como usar o 7-Zip para juntar partes?
Como fazer feijão com fumaça em pó?
Como se mede um metro na fita métrica?
Como usar fontes diferentes no CSS?
Como ser mais independente na adolescência?
Como usar o for in range no Python?
O que faz uma pessoa ser extraordinária?
Qual é a função que retorna à data atual?
Como ser igual a uma garota Tumblr?
Como usar o microfone do fone de ouvido no Discord?
É possível aprender inglês em 1 mês?
Como usar função no JavaScript?