Este tipo de cateter possui um balão em sua extremidade que fica dentro do corpo. É um sistema fechado cuja extremidade externa está ligada a uma bolsa coletora de urina, uma vez que toda a urina produzida pelos rins não mais se acumularão na bexiga.
Com a mão não dominante segurar o pênis, em seguida, com a mão dominante, introduzir a sonda até retornar urina no intermediário da bolsa coletora, sendo seguro introduzir mais uma porção a fim de evitar inflar o balonete no canal uretral, pois o equipamento deve ser inflado no interior da bexiga urinária.
Proceder com a remoção atraumática. Esvaziar completamente o balonete – conectar uma seringa com êmbolo retraído e deixar o líquido drenar espontaneamente, sem aspirar – ele pode conter de 10 a 20 mL de solução, nos casos de procedimentos endourológicos podem chegar a 30 a 60 mL.
Normalmente, a sonda vesical é inserida na uretra para tratar retenção urinária, em casos de hipertrofia benigna da próstata ou em pós-operatórios de cirurgias urológicas e ginecológicas, por exemplo.
Sim, pode acontecer de parte da urina sair ao redor da sonda. Não se preocupe! Mas é importante que a maior parte esteja saindo pelo coletor, ou seja, que a sonda esteja funcionando.
Introduzir a sonda pré-conectada a um coletor de drenagem de sistema fechado, bem lubrificada por 5 cm a 7 cm no meato uretral, utilizando técnica asséptica estrita. Quando a urina não aparecer, verificar se a sonda não está na vagina.
Para a colocação das sondas, o paciente deve estar sentado com as costas eretas ou, se possível, deitado em decúbito lateral esquerdo. A anestesia tópica por meio de spray é feita no nariz e na faringe, ajudando a reduzir o desconforto.
Lave as mãos com água e sabão sempre que for mexer a sonda. Sempre manuseie a sonda cuidadosamente, evitando puxar ou empurrar o cateter, pois esses movimentos podem machucar a bexiga ou a uretra do paciente. O saco coletor da sonda precisa ser esvaziado sempre que atingir metade de sua capacidade.
A troca deve ser feita no hospital por um profissional de saúde e, por isso, geralmente já se encontra agendada. Alguns sinais que indicam que se deve ir imediatamente ao hospital ou pronto socorro, para trocar a sonda e fazer exames, são:
- Naqueles pacientes em que se identifica lesão na bexiga com necessidade de biópsia e/ou ressecção (raspagem) será necessário o uso de sonda urinária de 3 vias aplicada na bexiga. Em uma das vias é infundido soro fisiológico contínuo para impedir a formação de coágulos e a possível obstrução da sonda vesical.
Pressione ou estimule a bexiga. O uso de pressão sobre a região inferior do abdome pode estimular a micção e o esvaziamento da bexiga — considere o processo um tipo de massagem ou fisioterapia.
Treine a bexiga. O treinamento é uma parte importante da terapia comportamental que pode ajudar no tratamento da incontinência e da retenção urinária.
Como saber se fui excluída do WhatsApp de alguém?
Que tipo de exame pode detectar a cirrose?
Como saber se sou uma pessoa aproveitadora?
Tem como usar a conta do PS4 no PS5?
Como saber o número da minha carteira de trabalho digital?
Como saber se a pessoa está blefando?
O que são palavras Parassintéticas exemplos?
Como saber se a minha moeda é de ouro?
Como saber se um filme sai da Netflix?
Como saber se ele está com ciúmes de você?
Como cancelar uma conta que está em débito automático Santander?
Como saber pelo hemograma se estou com anemia?
Quanto tempo demora para algo vira de domínio público?
Como saber se a pessoa está conversando no Messenger?
Como jogar com duas pessoas no Fortnite?